Lintas Serayu

Executivo debate regras para lazer em Ibitirama

Alta velocidade de veículos e som alto foram alvos do debate entre órgãos de Segurança, Turismo e Comércio

Com grande potencial turístico e ponto de encontro de expressivo número de pessoas da região, o Povoado de Ibitirama tem sido visto com atenção pela administração.

Lá é ponto de parada de muitos trilheiros, seja de motocicletas ou de gaiolas.

Antes dos projetos que se pretende aplicar por lá, o momento é de alerta: por isso, as secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo se reuniram com representante da Polícia Militar, trazendo demandas dos moradores de Ibitirama.

Problemas

A alta velocidade com que transitam motociclistas no local, além de já terem causado incidentes com animais domésticos e mesmo com um morador, é motivo de grande preocupação.

Outra questão é o som alto dos encontros de quem confraterniza no Povoado aos finais de semana, um incômodo aos moradores.

Ações iniciais

De início, ficou acertado que o Departamento de Trânsito fará a demarcação de alguns pontos para embarque e desembarque dos motociclistas e gaioleiros, buscando disciplinar esse tráfego.

O setor de Indústria e Comércio fará a orientação aos comerciantes locais, sobre a poluição sonora, tanto do estabelecimento como de quem frequentá-lo.

Já a pasta de Turismo identificará líderes nesses grupos que fazem as trilhas e, através deles, fará o diálogo de conscientização.

Mais

Também será estudada a instalação de um ponto de cadastramento dos visitantes, com registro de placas dos veículos e orientação, através de panfletos educativos sobre segurança no trânsito e respeito aos moradores.