Executivo e parceiros definem suporte à Romaria da Virgem Montesina

Diretoria de Turismo publica o Guia do Romeiro para orientação dos peregrinos

A caminhada histórica dos romeiros ao Distrito de Aparecida de Monte Alto atrai milhares de pessoas rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, com fluxo representativo de fiéis, sobretudo entre 7 e 8 de setembro.

Neste ano, o evento terá ainda mais impacto, pois a peregrinação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da população montealtense pelo Poder Legislativo, através de projeto do edil Thiago Cetroni, subscrito pelos vereadores Fabricio Nogales, Marcos Manzotti, Victor Pereira Martins e Paulo Carello.

Mesmo conhecendo os riscos que o trajeto apresenta, os romeiros organizam-se, ano a ano, para percorrerem os aproximados 18 quilômetros pela Rodovia “José Della Vechia” (SP-323) e pela Vicinal “Paulo Victório Barrancos”.

Com o intuito de evitar acidentes e prestar apoio aos peregrinos, uma estruturação foi conduzida pela Diretoria de Turismo para orientação dos fiéis, resultando no informativo ‘Guia do Romeiro’.

SOBRE

“A intenção na edição do Guia foi reunir tudo o que o romeiro precisa saber em único lugar, para que programe sua caminhada e saiba das diversas parcerias que se constroem para a manutenção deste ícone do turismo religioso, que nada mais é que uma demonstração de fé e devoção à Virgem Montesina”, relatou o diretor de Turismo, Renan Petrasso.

O Guia contém todas as precauções que os peregrinos devem atentar-se e traz as informações da programação religiosa, pontos de apoio, segurança e saúde e os horários em que a empresa Condor Tur realizará o transporte coletivo de Monte Alto ao Distrito de Aparecida, e vice-versa, no valor de R$ 10.

A estrutura de segurança foi denominada “Operação: Motorista consciente, Romaria segura” e contará com campanhas digitais de conscientização e a distribuição alternada de coletes refletivos aos romeiros próximo à Atlas Chevrolet nos dias 6 e 7 de setembro, das 18h30 às 22h, em parceria com o movimento católico TLC Monte Alto.

Já a Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária estarão percorrendo o trajeto para alertarem os romeiros e fiscalizarem os condutores, além de uma ambulância da Unimed com um enfermeiro que percorrerá o trajeto no mesmo período.

O Reitor do Santuário da Virgem Montesina, Pe. Sebastião Viana Junior, agradeceu a organização e empenho do Executivo em unir os esforços para este momento tão importante que é a Grande Romaria à Virgem Montesina, onde fiéis de muitos lugares dirigem-se ao Santuário.

APOIO

Os pontos de apoio da operação estarão ativos no dia 7 de setembro, das 17h às 22h em cinco locais do percurso, que foram estampados em um mapa inserido no Guia.

Os apoiadores e parceiros da Prefeitura para a realização deste suporte foram: Gallo’s Distribuidora, Sabesp, TEBE e Unimed Monte Alto.

Já no dia 6 de setembro, pontos voluntários serão montados por fiéis que alcançaram graças através da intercessão da Virgem Montesina e prestarão este auxílio, uma vez que muitos romeiros caminham a partir desta data em virtude do feriado nacional.

As equipes de saúde também estarão em alerta, com uma sala direcionada aos romeiros no Santuário com a presença de técnicos de enfermagem e uma tenda da Unimed Monte Alto com aferição de pressão arterial e curativos no dia 7 de setembro, das 17h às 2h.

Além disto, o COUR e o SAMU de Monte Alto estarão de plantão para qualquer incidente, através do telefone de emergência 192.

DECRETO

No Distrito de Aparecida, medidas administrativas foram tomadas pelo Executivo para evitar aglomerações e reduzir o fluxo de pessoas nos espaços públicos, em vista da pandemia. O decreto com as normativas para o período festivo foi publicado na última quarta-feira no Diário Oficial do município.

A prefeita Maria Helena e o vice Dr. Joaquim acompanharam de perto as ações e enalteceram a grandiosidade desta festa turístico-religiosa no município.

“É um momento especial, mas de muita atenção. Pedimos a colaboração dos motoristas e peregrinos: sejam prudentes e cautelosos com a vida, pela pandemia e pelos riscos do trajeto. Que a Virgem Montesina abençoe cada peregrino em sua caminhada”, enfatizou a chefe do Executivo.

ONDE

O Guia do Romeiro pode ser acessado nas redes sociais da Prefeitura e imprensa local, e em caso de dúvidas, elas poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp do Santuário: (16) 3243-1106.