Lintas Serayu

Monte Alto: Fauna e Flora

Monte Alto encontra-se localizada na mesorregião de Ribeirão Preto e microrregião de Jaboticabal. Sua extensão territorial é de aproximadamente 34.711 ha ou 347.119 m² divididos entre áreas urbanas e rurais.

Seu bioma predominante é o Cerrado, com cerca de 68% do território, contando também com 32% de Mata Atlântica.

Mas o que é “bioma”: trata-se de uma extensa área de vida composta por organismos vegetais e animais, formado por um conjunto de ecossistemas. Os ecossistemas, por sua vez, podem ser definidos como um conjunto de interações entre organismos vivos (plantas, animais) e entre componentes não-vivos, como elementos químicos e físicos: água, ar, solo e outros.

Nos tempos da chegada dos navegadores portugueses e europeus ao Brasil, a Mata Atlântica era a segunda maior floresta tropical em extensão, ficando atrás somente da Floresta Amazônica no território nacional. Hoje em dia, ela ainda se estende ao longo de 17 estados brasileiros, sendo eles: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

A Mata Atlântica presente em nosso município abrange cerca de 133 ha ou 1.330.000 m². Apresenta grande diversidade de fauna e flora, possibilitando atividades essenciais para as populações como a agricultura, a pesca, o abastecimento de água, a geração de energia elétrica, o turismo e o lazer.

Imagens capturadas pelo biólogo Alan Vedoveli @alanvedoveli

Aproximadamente 72% da população brasileira vive em regiões de Mata Atlântica, sendo 145 milhões de pessoas distribuídas em 3.429 municípios. Em nosso município, essa presença é viva e valiosa, podendo proporcionar florestas densas e fechadas, com árvores de grande e médio porte, garantindo sombra e umidade.

Há, também, outros tipos de vegetação, como a Mata de Capoeira, Vegetação de Várzea e Vegetação de Reflorestamento. A ação do homem (antrópica) ao longo dos anos fez com que a Mata Atlântica se tornasse o bioma mais ameaçado do Brasil, sendo que, atualmente, mediante ações voluntárias e governamentais, se encontra em franco processo de recuperação.

Já o Cerrado contempla a área de savana mais biodiversa do mundo, sendo muito importante pelo armazenamento subterrâneo de água. Sua formação de vegetação, com pequenos arbustos, campos e árvores com raízes profundas favorece a infiltração de água.
Por aqui garante que Monte Alto tenha profundos aquíferos, como o Guarani, que abastece a área urbana de nossa cidade com água limpa e de qualidade.

Em relação à nossa fauna, podemos observar que há também uma grande e diversificada variedade de animais silvestres presentes, principalmente em lugares preservados. Entre as espécies encontradas e observadas estão: Onça Parda, Tamanduá Bandeira, Tamanduá Mirim, Gato Mourisco, Cachorro do Mato, Quati, Veado Catingueiro, Gambá, Ouriço Cacheiro, Macaco Bugio, Macaco Prego, Capivara, Guaxinim, Jaguatirica e uma vasta e maravilhosa quantidade de pássaros e serpentes, dentre outras espécies que, por vezes, ainda são ‘desconhecidas’.

Imagens capturadas pelo youtuber Samuel Maria @vivendonosertao @samuca_maria

Em relação à nossa flora, devido ao fato de estarmos em uma faixa de mistura entre biomas, temos: Araçazeiro, Jacarandá, Aroeira-pimenteira, Pau-terra, Mangabeira, Pau-santo, Baruzeiro, Marolo, Ipês, Arnica, Guaimbé, Clusia, Cássia, Pau-Brasil, Manacá-da-Serra, Cedro e Erva de Santa Maria, entre outras. O Ipê Amarelo é a árvore-símbolo de nossa cidade, assim como a Azaléia, a flor-símbolo de Monte Alto.

Para a perpetuação de todas estas riquezas urge compreendermos nosso pertencimento; entender que também somos seres vivos integrantes desse meio natural, nem melhores, nem piores do que qualquer outra espécie viva, mas parte desse todo que necessita de cuidado, preservação e equilíbrio para que todo o planeta possa seguir vivo.

Reportagem exibida no programa “Terra da Gente” (TV Globo) através do youtuber Samuel Maria @vivendonosertao @samuca_maria