Festival celebra a presença japonesa em Monte Alto

A Praça Central recebeu, na noite de sábado, dia 9 de novembro, a quarta edição do Festival de Cultura Japonesa de Monte Alto, no ano em que se comemora os 111 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com a Câmara Municipal, após a criação do Projeto de Lei de autoria do vereador Dr. Júlio Zacarin Neto, em 2013.

A secretária Cida Constâncio, que apresentou o evento, deu início convidando os presentes para a execução dos Hinos Nacionais do Brasil e do Japão. Em seguida, o vereador Dr. Júlio Zacarin Neto, acompanhado no palco pelos vereadores Donizete Morelli e Dr. Júlio Raposo do Amaral Neto, parabenizou a Prefeitura de Monte Alto por manter ativa a realização do festival, e prestou sua homenagem às famílias tradicionais japonesas presentes. No palco também, esteve representando a Associação Comercial e Industrial de Monte Alto – ACIMA, o seu presidente Ednilson Donizete Fenerich, popularmente conhecido como “Dê”.

A primeira apresentação da noite foi do grupo Yume no Machi, de Monte Alto, grupo formado há cinco anos, com 26 integrantes que ajudam a resgatar a tradição das danças de Bon-odori, sob coordenação de Lúcia Sumie Hamada e Emilly Hamada.

Em seguida, direto de Ribeirão Preto, apresentou-se o grupo Sakura Dance, formado há 10 anos e integrante da Associação Cultural Japonesa da sua cidade natal. O Sakura é formado por integrantes das mais diversas idades e participa de festivais em todo estado paulista.

O Grupo Yume no Machi retornou ao palco para sua apresentação de Taiko, os imponentes tambores japoneses. O trabalho foi possível graças ao direcionamento de recursos da Câmara Municipal, em maio de 2018, para aquisição dos instrumentos. O grupo foi apadrinhado pelo Yukio Yamashita, de Ribeirão Preto, que até hoje colabora com o desenvolvimento do grupo local.

Após o Taiko, o Sensei Robson Chiminelli e seus alunos, da Associação Monte Alto Karatê-Do – AMAK, mostraram um pouco do que é desenvolvido com as crianças e jovens, incluindo acompanhamento nutricional e psicológico.

Encerrando as apresentações, os senseis do grupo montealtense, Yukio Yamashita, de Ribeirão Preto, realizou uma série de apresentações de Taiko que mais uma vez empolgou os presentes com sua harmonia e a força dos tambores japoneses. Desde sua formação, em 2004, o grupo conta com a coordenação de Massaro Fugiu e Enio Uyeta.

O evento contou com a participação de food trucks de Monte Alto e Jaboticabal, além de estandes da Cervejaria Artesanal Maltvs, souvenires japoneses e dos Artesanatos Hayashi de Ribeirão Preto.

A secretária Cida Constâncio agradeceu aos colaboradores do evento: Clube de Tiro e Caça Esportiva de Monte Alto – CTMA, Rádio Cultura AM/FM, Guarda Civil Municipal, Líder Som, Koji Fugita, os apoiadores do grupo Yume no Machi e os departamentos municipais envolvidos.