Lintas Serayu

Fórum mobiliza empresários, estudantes e profissionais do Turismo

Monte Alto recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro, seu primeiro Fórum Regional de Turismo & Negócios, organizado pela Prefeitura de Monte Alto, através das Secretarias Municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing; e de Cultura, Esporte e Lazer, e o apoio do Sebrae SP, Senac Jaboticabal, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto, e o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.

Os dois dias de evento foram realizados no Centro de Convivência da Melhor Idade (Turcão I), preparado para recepcionar profissionais do Turismo, estudantes e munícipes interessados no assunto. As empresas Hutchinson Brasil Automotive, Fugini Alimentos, Belladuce Laticínio e Sorveteria Super Moni levaram um pouco do que é produzido no município, em estandes dispostos ao redor do palco principal. A equipe do Departamento de Cultura e do Museu de Paleontologia levou diversos itens para exposição, além de um tapete anamórfico, que dá a impressão que o dinossauro está em 3D, de acordo com a posição em que a foto é feita.

Na abertura do Fórum, na noite do dia 6, a Orquestra Municipal de Câmara de Monte Alto apresentou-se para o público local e de cidades na região, entre elas Jaboticabal, Taquaritinga, Vista Alegre do Alto e Pirangi. Compuseram a mesa principal os vereadores Júlio Raposo do Amaral Neto e Thiago Cetroni; o presidente do COMTUR, José Canalli; o consultor do Senac, Marcus Lucius de Carvalho Correa; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Alexandre; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal, José Vantini Júnior; a diretora de Cultura de Monte Alto, Cida Constâncio; e o consultor do Sebrae SP, Leonardo de Moura Persi.

O gerente de desenvolvimento do Senac, Jorge Carlos Silveira Duarte, foi responsável pela palestra “Turismo é Negócio”. Em seguida, ocorreu o lançamento oficial do “Programa Monte Alto Aqui tem Turismo – PROMATUR”, com descerramento da placa e explicação do conceito deste projeto, realizada pelo diretor da pasta, Rogério Menani.

Na manhã de 7 de novembro, os músicos do grupo “Choramingando” compartilharam um pouco de seus talentos com o público que se posicionava para a primeira palestra do dia. A mesa foi novamente composta com autoridades, desta vez com a presença do vereador João Augusto Picolo; o secretário do COMTUR, Bruno Guilher; a diretora de Cultura de Monte Alto, Cida Constâncio; o consultor do Senac, Marcus Lucius de Carvalho Correa; o consultor do Sebrae, Leonardo de Moura Persi; e a secretária de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Vista Alegre do Alto, Maria Rita Vieira Cunha.

Marcus Lucius de Carvalho Correa, consultor do Senac, apresentou o sucesso da criação da Região Turística “Águas Sertanejas”, compartilhando os desafios encontrados, os caminhos adotados e características dos municípios que compõem o grupo.

Por fim, “Turismo para a geração de renda e emprego” foi o tema abordado pelo consultor do Sebrae SP, Leonardo de Moura Persi. A entidade também esteve realizando o atendimento a empreendedores do município, com a unidade estacionada na Praça Central, terça-feira, e também na recepção do Fórum, na quarta-feira.

A forte chuva na tarde de quarta-feira obrigou a organização a cancelar o city tour, que levaria o público a conhecer os atrativos turísticos de Monte Alto. Segundo o diretor Rogério Menani, uma nova data deve ser marcada.

O compartilhamento de ideias e experiências, após as apresentações, foi permitido em momentos de descontração e diálogo, como na distribuição de sorvetes aos presentes, oferecida pela equipe da Sorveteria Super Moni, e o coquetel e coffee break, gentilmente oferecidos pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto – AEAA-MA.

Texto: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto

Álbum de fotos no link http://bit.ly/2z112Ed