GCM recebe novas placas do Policiamento Rural através de parceria com a Unimed

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal, recebeu da Unimed de Monte Alto, na tarde de quarta-feira, 5 de fevereiro, novas placas para o programa de Policiamento Rural, patrocinadas pela empresa.

Ao todo, foram feitas vinte placas, para os bairros de Anhumas e Água Limpa. A parceria surgiu por intermédio do vereador João Augusto Picolo, que identificou a necessidade da GCM e entrou em contato com a Unimed, sendo prontamente atendido.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Mauro Miranda com sua equipe contaram com a visita do vereador João Augusto Picolo e, representando a Unimed de Monte Alto, seu presidente Dr. Carlos Aloísio Lemes e a responsável pelo setor comercial e marketing, Amanda de Oliveira Mazieri.

O próximo bairro rural a receber o programa será o Santo Antônio. Para isso, a GCM precisa de 50 novas placas e busca apoio do empresariado para sua confecção. Já são 312 propriedades cadastradas no Policiamento Rural, com outras aguardando para ingresso no programa.

Como funciona o Policiamento Rural

O programa, desenvolvido pelos próprios profissionais da segurança pública em Monte Alto, agiliza o atendimento de ocorrências e já é estudado por outros municípios, que buscam a sua implementação.

A Guarda Civil Municipal cadastra as propriedades da zona rural de Monte Alto. Em seguida, é colocada uma placa na entrada destes locais cadastrados, com um código e o nome do bairro.

Caso ocorra uma necessidade de atendimento, o proprietário liga e passa seu bairro e código. Com este código, a GCM tem salvo nos tablets o caminho mais ágil para deslocamento, entre as centenas de estradas rurais que compreendem a área rural de Monte Alto.

O programa colabora também com o rápido atendimento dos policiais de outros municípios, como Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Taquaritinga e Taiúva. Através de parcerias firmadas com os próprios produtores rurais e empresários de Monte Alto placas indicativas são confeccionadas e levam, com rapidez, os agentes ao local indicado.

Por exemplo: é registrada uma ocorrência policial em uma chácara no Bairro Anhumas, próximo a Cândido Rodrigues. Caso a Polícia Militar daquele município não conheça com exatidão o local, seja pela estrada como pelo nome do proprietário, aciona a GCM de Monte Alto, que indica qual o código desta chácara. Através das placas colocadas no caminho, a PM pode chegar com exatidão ao ponto da ocorrência, seguindo as setas que levam ao código passado pelos agentes montealtenses.