Ginásio abre para acolher pessoas em situação de rua durante período de frio intenso

A Prefeitura de Monte Alto preparou um local para abrigar as pessoas em situação de rua, a partir da noite de terça-feira, 26 de maio.

Assim como em julho do ano passado, o Ginásio de Esportes José Pizarro foi escolhido pela localização central e sua estrutura já com banheiros separados e bebedouros.

Após convocação feita pelo Fundo Social de Solidariedade, uma reunião realizada na sexta-feira passada debateu o início deste trabalho. A Secretaria de Esporte e Lazer, responsável pelo local, também disponibilizou os colchonetes. O Departamento de Serviços Públicos ficou responsável por limpar o espaço a ser usado e a Central de Alimentos fornece o café da manhã aos frequentadores do acolhimento.

A Guarda Civil Municipal desenvolve a Operação Inverno em Monte Alto. Durante as rondas pelo município, os agentes abordam pessoas dormindo ao relento e informam sobre o acolhimento, também colaborando com a segurança no local, que tem entrada e saída controladas pela Guarda Civil Patrimonial.

Os interessados podem entrar no ginásio das 20:00 às 20:30 horas. Às 6 horas, o local é novamente fechado, após o café da manhã.

As pessoas em situação de rua, durante o dia, podem retirar o almoço na Secretaria de Assistência Social. À noite, os Irmãos Samaritanos fornecem o jantar e local de banho, um trabalho de grande importância que é realizado há anos, em sua sede (antiga escola Sesi).

Acolhimento no antigo Sesi é interrompido

Desde o dia 23 de março, Fundo Social de Solidariedade, através de parcerias, acolhia as pessoas em situação de rua em período integral, no antigo prédio da escola Sesi.

O local, que já manteve doze moradores simultaneamente, encerrou suas atividades nesta terça-feira, 26 de maio, com cinco moradores que foram deslocados ao novo local, preparado no ginásio.

“A decisão foi tomada junto a eles, que neste momento já pedem a oportunidade de buscarem trabalho, reaproximação com a família e moradia, após 64 dias de acolhimento”, enfatizou a primeira-dama e presidente do FSS, Lu Alexandre. “Sem um público interessado em permanecer no local e com uma série de problemas que tivemos quanto a isso, readaptar o acolhimento e abrir a oportunidade para outras pessoas foi a melhor saída”. Do público já atendido no local, duas pessoas aguardam vaga de internação em clínica de reabilitação e são acompanhados pelas assistentes sociais.