Lintas Serayu

Governo realiza adequações na Brigada de Incêndio

Corporação está sob nova coordenação e em novo local

A Brigada de Incêndio de Monte Alto agora está sob coordenação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem. Além disso, há uma outra novidade: a importante corporação mudou de endereço, com sede no Centro de Lazer do Trabalhador, no Jardim Tangará.

“Ali no Centro de Lazer, além de auxiliarem na segurança do local, os brigadistas também têm se mostrado muito motivados em auxiliarem na limpeza e conservação do espaço, seja varrendo, pintando ou auxiliando na jardinagem. Isso não estava inicialmente esperado, mas mostra o comprometimento da equipe pela nossa cidade, destaca Fábio Nascibem.

               A Brigada ocupa a casa da entrada do Centro de Lazer; a parte desportiva e de lazer segue com reparos para, futuramente, poder receber a população.

AÇÕES

               Como parte de um conjunto de ações visando a regularização do serviço, os atuais serão atualizados e pode haver novos brigadistas, formados a partir de um curso oferecido por profissional habilitado e com experiência no Corpo de Bombeiros.

A Administração pretende que profissionais de todos os departamentos façam o curso, algo que já foi sinalizado, por exemplo pela Secretaria de Educação, que pretende que profissionais das escolas se formem como brigadistas.

               A seguir, passarão a cumprir um regime misto de trabalho, com turnos na Brigada e na Guarda Patrimonial. “Tudo isso para trazer legalidade nas ações da Brigada. Além disso, temos preconizado pela segurança dos nossos trabalhadores. Novos equipamentos de proteção individuais (EPIs) serão comprados, e um seguro será providenciado”, ressalta Fábio.

Atualmente, a corporação tem participado das ações que compõem o Plano de Contingência de queimadas. Em uma das ações, brigadistas têm participado da construção de aceiros. Em quatro finais de semana de maio serão construídos 16 deles.

“Os aceiros funcionam como uma barreira para que o fogo, caso venha a acontecer, não se propague. É uma descontinuidade, um vão na vegetação. Além disso, ele serve também como estrada, para que os caminhões tenham facilidade para atender a ocorrência”, comenta Fábio.

As chamadas também passarão por modificações, sendo classificadas pela gravidade do chamado.

Em caso de incêndio de menor proporção, como aqueles ocasionados em terreno, queima de folhas, lixo, são classificados como ‘verde’; o efetivo escalado de prontidão irá atender.

“Caso seja um incêndio de maior proporção, exigindo um número maior de brigadistas, iremos chamar até todos de nosso efetivo em sobreaviso, sendo classificado como ‘amarelo’”, comenta Fábio.

Em caso de incêndio em serra ou de maiores proporções, além do apoio do Corpo de Bombeiros, podem ser acionados brigadistas de usinas, empresas da cidade, agricultores dentro do Plano de Ajuda Mútua (PAM) – seria o chamado ‘vermelho’.

PAM

O PAM segue sendo articulado. Reuniões já foram realizadas com os técnicos de segurança das indústrias, concessionária de estradas e usinas. O convite para todos participarem do curso será feito quando a data for definida.

Em caso de chamadas, o número de emergência segue sendo o 199.