Lintas Serayu

I Diálogo Intermunicipal debate a educação ambiental com profissionais de sete cidades

O I Diálogo Intermunicipal de Educação Ambiental, que teve como tema para a discussão “O papel do educador na formação do cidadão sustentável”, aconteceu na manhã de quarta-feira (31), no Centro de Eventos da Usina Nardini, em Vista Alegre do Alto. A comissão organizadora responsável pela realização do evento era composta por representantes das prefeituras de Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Monte Alto, Pirangi e Vista Alegre do Alto.

De Monte Alto, interlocutor e suplente do Programa Município Verde Azul, Tadeu Veronezi Nunes e Raphael Surano Bertolli, fizeram parte da Comissão Organizadora e recepcionaram os educadores, membros da Secretaria Municipal de Educação e o presidente do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Júlio César David Pereira.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, através da Coordenadoria de Educação Ambiental, realizou uma palestra sobre a educação ambiental e sustentabilidade na educação escolar com o Especialista Ambiental, Rodrigo Machado. Já os responsáveis pela Diretoria de Ensino Regional de Taquaritinga: Laís Helena Martinelli, Rogério Tadeu Fernandes e Rozemeire Rodrigues, discutiram sobre as estratégias interdisciplinares para promover a educação ambiental nas escolas. Dando sequência, foram abordados projetos para a prática da educação ambiental em sala de aula, com a professora especialista em gestão urbana, Sheila Moraes Raszl. Encerrando o ciclo de atividades, os palestrantes participaram de mediação com o público presente, em grande parte de educadores da rede pública.

Colaborando com a realização do Diálogo, a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Monte Alto e Jaboticabal, com os colaboradores Ademar José de Souza Júnior e Roberto Savério de Souza Costa, apresentaram o funcionamento da fossa séptica biodigestor, o simulador que demonstra a importância do processo de infiltração da água no lençol freático e os fatores que ocasionam o processo erosivo do solo. Thiago Cameron, representante da Mazzucca Ambiental, esteve também presente com a unidade móvel reciclador de lâmpadas. A van equipada visita municípios do interior paulista separando, das lâmpadas queimadas e substituídas, o vidro e alumínio do mercúrio, contaminante do meio ambiente.

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários, professores e colaboradores municipais. A execução também teve apoio dos patrocinadores Agroindustrial Nardini, Floricultura Fauna e Flora, Frango Gonzalez, Gráfica Monte Alto, Mazzucca Ambiental, TEBE Concessionária de Rodovias e Val Alimentos.