Jornada Escolar realiza suas últimas aulas na rede pública de Monte Alto

O programa de prevenção Jornada Escolar de Qualidade de Vida, realizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas-COMPAD e pela empresa LaPaz Conhecimento Educação, realizou nesta semana, de 22 a 26 de outubro, as últimas intervenções nas escolas da rede pública de Monte Alto.

Os encontros aconteceram nas escolas municipais “Prof. Norival Mendes” e “Dra. Rita Schilithler de Mattos”, envolvendo alunos dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental II. O trabalho teve o acompanhamento da diretora de Atenção Especial da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de Monte Alto, Sônia Lampa.

Além dessas duas escolas, a Jornada foi aplicada também na EMEB “Prof. Juventina de Oliveira Penna Campos” e nas escolas estadual “Prof. Nelly Bahdur Cano”, “Jeremias de Paula Eduardo” e “Dr. Luiz Zacharias de Lima”.

“Esse é um importante programa para a proteção de nossos adolescentes contra os perigos do álcool e das drogas, além de significar esclarecimento também sobre o tema Violência”, considera o coordenador e idealizador da Jornada, jornalista Rogério Menani. “Em 2018, atingimos mais de mil alunos da rede pública na cidade”, acrescenta.

Além das aulas nas escolas, a Jornada Escolar promoveu um Concurso de Artes Visuais, onde os alunos desenharam e pintaram trabalhos de acordo com o conteúdo apresentado. Na próxima semana, esses desenhos serão julgados e os vencedores ganharão celulares smartphones e medalhas.

As aulas foram ministradas pela psicóloga Keller Ingrid de Oliveira ao longo de seis meses. Dia 9 de novembro, no Anfiteatro Municipal, uma grande festa de encerramento será realizada para a entrega dos prêmios e homenagem aos vencedores do Concurso de Artes Visuais.

A Jornada Escolar de Qualidade de Vida é realizada em Monte Alto desde 2014, estando no seu quinto ano de aplicação. Em 2018, os recursos utilizados em sua operação vieram exclusivamente de patrocínios da sociedade civil organizada, como empresas, entidades e igrejas.

Texto e fotos: Rogério Menani
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto