‘Juntos pela Cultura’ é lançado pelo governo estadual e leva opções aos municípios

Departamentos de Cultura de todo estado tem até o dia 30 de setembro para inscreverem seus projetos.

Monte Alto esteve presente, no dia 9 de setembro, em lançamento do programa “Juntos Pela Cultura”, que conta com visão municipalista e busca unir o Estado de São Paulo e as prefeituras na promoção da arte, cultura e economia criativa. A cidade esteve representada pela secretária municipal de Turismo e Cultura, Cida Constâncio; da agente cultural Ana Paula Alves da Silva; e o diretor municipal de Marketing, Raphael Bertolli.

O programa destinará R$ 12,5 milhões nas parcerias com as prefeituras, em cinco iniciativas: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP. Por meio de chamadas públicas, os municípios de todo estado poderão inscrever seus projetos para participar das ações. “Todos terão igualdade de condições para competir pelos recursos que estão sendo disponibilizados. Queremos, com isso, ampliar o alcance e também elevar a eficiência e eficácia do nosso investimento”, enfatizou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

No Palácio dos Bandeirantes, Sérgio Sá Leitão esteve ao lado do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e juntos recepcionaram os prefeitos e secretários municipais para o lançamento. A programação contou com as palestras de Ana Carla Fonseca, Aline Akemi e dos coordenadores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Antônio Lessa, Christiano Braga, Isabela Razera, Mariana Bonfim e Valéria Rossi. Entre os assuntos abordados, foram apresentadas formas de desenvolver a economia criativa em cidades paulistas, as leis de incentivo à cultura e a estrutura da secretaria, após a reestruturação que uniu Cultura e Economia Criativa em um mesmo departamento.

Encerrando o evento, o governador de São Paulo, João Doria, cumprimentou os presentes e enalteceu o papel da cultura em todo território paulista.

Sobre as iniciativas

VIRADA SP – Serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, que receberão um total de R$ 2,1 milhões. Os eventos acontecerão em novembro e dezembro, em municípios de macrorregiões diferentes.

CIRCUITO SP – 90 municípios de todas as regiões receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação a partir do último trimestre de 2019 até 2020. Serão investidos R$ 8 milhões.

TRADIÇÃO SP – Por meio de chamada pública contínua para as prefeituras, o novo programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do Estado, realizados a partir do último quadrimestre de 2019. Serão investidos R$ 500 mil.

REVELANDO SP – Chamada pública para participação no evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca, com investimento de R$ 1,9 milhão. Cada município terá um estande e poderá levar sua gastronomia, artesanato, música, dança, artes cênicas, folclore, design, audiovisual e demais expressões culturais.

+GESTÃO SP – Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.