Mais segurança para todos: Guarda Civil Municipal passa a operar no trânsito

Os agentes da Guarda Civil Municipal, integrante da Secretaria Municipal de Segurança Pública, atuam no trânsito de Monte Alto após intensiva capacitação.

Os treinamentos tiveram início em 2017, quando os profissionais participaram de curso sobre a legislação vigente, com 40 horas de duração. Porém, uma ação judicial movida por munícipes interrompeu o trabalho. Após a Prefeitura de Monte Alto vencer a ação nas duas instâncias, os gestores deram andamento às capacitações.

No final de 2019, um novo treinamento de 8 horas capacitou os agentes a utilizaram as novas máquinas que colaboram na fiscalização e autuação. Os aparelhos geram a infração e registram foto e localização da ocorrência, dando maior transparência às ações dos GCMs. Das seis máquinas locadas, quatro ficaram com a Guarda Civil Municipal e duas foram destinadas à Polícia Militar local.

As operações tiveram início em 26 de dezembro do ano passado. Os GCMs operam principalmente na fiscalização da Área Azul, estacionamentos rotativos, vagas especiais – para idosos e deficientes físicos – e no respeito às faixas de pedestres.