Mascote do Museu, Dineissauro, agora, é patrimônio de Monte Alto

Autor da imagem, Deverson da Silvia, o Pepi, esteve na cidade para oficializar a doação

Frequentador assíduo do Museu de Paleontologia desde criança, o paleoartista Deverson da Silva, carinhosamente conhecido como Pepi, esteve em Monte Alto na segunda-feira, 26, para oficializar um presente para a Cidade dos Dinossauros: a doação oficial dos direitos autorais de sua obra “Dineissauro”, mascote do Museu de Paleontologia, ilustrado em 2016.

A mascote leva o nome em homenagem a Cledinei Aparecido Francisco, apaixonado pela Paleontologia e colaborador do Museu há 34 anos.

“Cheguei ao Museu com 9 anos. O Professor Toninho pegou uma cadeira e me disse: rapaz, fica aqui desenhando. Eu ia todo ‘santo dia’. Agradeço todo o processo que passei no Museu, pois através dele entrei para o mundo da ilustração”, comenta Pepi.

“Quando menino, não tinha dinheiro para comprar lápis de cor, então pegava tijolos e desenhava na minha rua no Jardim Alvorada, que virava ponto turístico com os desenhos, e hoje tenho a honra de desenhar para a Disney”, comenta o artista.

Ponte

A interlocução da doação dos direitos autorais para o município aconteceu pela coordenadora dos Museus, Dra. Sandra Tavares e pelo diretor de Turismo, Renan Petrasso. Em visita ao município, o ilustrador, que reside na cidade de Blumenau/SC, esteve no gabinete da prefeita Maria Helena Rettondini para oficializar a doação e registrá-la como documento oficial.

“Tenho certeza de que, como você, seu desenho irá romper fronteiras, mas principalmente ele chegará ao coração dos nossos meninos e percebo que esse é o seu maior sonho. Estou emocionada! Essa assinatura vai ficar perpetuada na nossa história e, essa obra, na História de Monte Alto”, declarou a prefeita Maria Helena.

Pra frente

Pepi ressaltou o belo trabalho de Dra. Sandra à frente do Museu de Paleontologia, contando que se lembra de quando era garoto e “ela lidando com um monte de crianças, sempre sendo a pessoa que colocava ordem, dava ideias e levava o Museu para a frente”. Também parabenizou Renan pelo incentivo e olhar do Turismo para o Museu de Paleontologia.

“Agradeço em nome do Museu de Paleontologia por este presente. O Pepi foi muito criativo no desenvolvimento desse projeto, escolhendo características extremamente importantes para o ‘Dineissauro’, que foi inspirado nos grandes saurópodes encontrados na cidade de Monte Alto, transmitindo simpatia através de traços humanizados”, enalteceu Dra. Sandra.

Projeto

Presente na reunião, o vereador Prof. Thiago Cetroni, que é o autor do Projeto de Lei que reconhece o desenho como Mascote Oficial do Museu de Paleontologia, agradeceu Pepi e completou: “em nome da Câmara Municipal, reforço que além desta entrega, este não será um símbolo adotado por uma gestão, mas tramita na Câmara para se tornar lei e ser adotado pelo município e, a partir de então, ad-eternum será utilizado como mascote do nosso Museu”.

O projeto deve ser apreciado e votado pelos vereadores após o recesso.

A única exigência na doação, acolhida pelo Poder Público, é que qualquer retorno financeiro de sua utilização seja revertido para o Museu de Paleontologia e aos trabalhos de escavações para novas descobertas.

“Você poderia ganhar dinheiro com isso, mas resolveu dar de si para a cidade. Se cada um fizer isso, com certeza teríamos uma cidade melhor, um mundo melhor”, finalizou a chefe do Executivo.