Lintas Serayu

Mausoléu da Menina Izildinha

A Menina Izildinha, ‘O Anjo do Senhor’, é o próprio símbolo da fé do povo de Monte Alto. Seu nome verdadeiro era Maria Izilda de Castro Ribeiro. Ela nasceu na Freguesia de Lanhoso, Conselho de Póvoa de Lanhoso, Distrito de Guimarães – Portugal, em 17 de junho de 1897 e faleceu em 25 de maio de 1911 na cidade de Guimarães, antes de completar 14 anos.

Em 1950, seu irmão, Comendador Castro Ribeiro, industrial em Monte Alto, a pedido de sua esposa Rosinha, conseguiu trasladar seus restos mortais para o Brasil.

Chegada do corpo de Maria Izilda de Castro Ribeiro em Monte Alto, em 8 de março de 1958

O Fenômeno

Em 1º de agosto de 1950, 39 anos após sua morte, quando foi feita a exumação dos seus restos mortais para vir ao Brasil, esperava-se encontrar apenas cinzas, mas para o espanto de todos o corpo estava em perfeito estado, assim como as suas vestes e, considerado o maior milagre, as flores que enfeitavam a urna funerária pareciam recentemente colhidas.

Logo a Menina ganhou a fama de ser santificada, apressando sua saída de Portugal.
Em Santos, pela última vez, por exigência da legislação alfandegária, sua urna mortuária foi aberta perante à imprensa, parentes e funcionários alfandegários, confirmando o milagre ocorrido.

 

SP – Monte Alto

Sua urna foi trasladada para o Cemitério São Paulo, na Capital, aguardando o término da construção de seu Mausoléu e, posteriormente, em 8 de março de 1958, finalmente chegou ao Mausoléu na região central de Monte Alto.

A recepção foi de cerca de 10 mil pessoas, praticamente todos os habitantes da cidade à época, sob uma chuva de pétalas de rosas que acolheu o corpo da Menina Izildinha.

O mausoléu recebe em média 700 pessoas/mês, sejam visitas ou romarias. Flores brancas são depositadas com pedidos ou agradecimentos por graças alcançadas.
Por decisão judicial, seus restos mortais pertencem aos habitantes de Monte Alto e sua manutenção é responsabilidade do Educandário Izildinha, que dá assistência a dezenas de crianças necessitadas.

O nascimento do ‘Anjo do Senhor’ é comemorado com grande festa popular durante aproximadamente 10 dias.

Mausoléu construído para acolher Menina Izildinha, o ‘Anjo do Senhor’

Mais informações

Onde fica? Av. Comendador Castro Ribeiro, esquina com a Rua Ananias de Carvalho (Praça CRAI)
Dias e horários de visitação: Todos os dias, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h50
Possui visita monitorada? Sim
Telefone: (16) 3242-1120
E-mail: educandarioizildinha@hotmail.com
Responsável: Luiz Antonio Guimarães