Medicamentos e suas embalagens podem ser descartados em unidades de saúde

A Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria de Saúde e Farmácia Municipal, instalou urnas para descarte de embalagens e medicamentos nas unidades de saúde do município.

A ação faz parte do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde – PGRSS, documento que aponta as ações relativas ao manejo deste tipo de material, observando suas características, riscos e a sua forma de coleta, armazenamento, transporte e disposição final, fundamentais para a proteção à saúde pública e ao meio ambiente.

Em Monte Alto, a ação ganhou reforço através da indicação nº 56/2019, de autoria do professor e vereador Thiago Cetroni. O projeto “Câmara Solidária” busca coletar embalagens vazias de remédios, no prédio do Poder Legislativo, e foi estendido às unidades de saúde e Prefeitura Municipal. “As embalagens metalizadas de comprimidos e pílulas podem colaborar na compra de novas cadeiras de rodas”, informa o adesivo que caracteriza as urnas nos pontos de coleta.

A Secretaria de Saúde alerta sobre os riscos ambientais do descarte incorreto de medicamentos, como no lixo comum, pia, vaso sanitário ou ao serem enterrados. Além disso, a Farmácia Municipal recebe também medicamentos não utilizados e não vencidos.

Maiores informações na Farmácia Municipal, na Avenida Comendador Castro Ribeiro, 50 – Centro. Telefone: (16) 3244-4600.

Veja abaixo fotos de medicamentos vencidos e devolvidos por usuários, que serão descartados.