MIT 2021: mais de R$ 615 mil para Complexo de Museus

Recursos foram liberados para Monte Alto pelo secretário de Estado Vinicius Lummertz, em evento na capital

Na quinta-feira, 16, a prefeita Maria Helena Rettondini e o diretor de Turismo, Renan Petrasso estiveram em São Paulo para o evento de liberação de recursos da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

Inicialmente, em maio/2021, foi liberado R$ 361.108,44 a cada município de interesse turístico (MIT). Em novembro, os gestores foram surpreendidos com mais R$ 253.965,52; para que o município fosse contemplado, o novo projeto técnico deveria ser encaminhado com prazo de uma semana ao Governo do Estado.

MUSEUS

Em Monte Alto, o projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foi uma indicação de seu presidente, o conselheiro José Francisco Canalli, após consulta aberta a todos conselheiros.

Nele, está contemplado reformas e melhorias no Complexo de Museus, como a cobertura do roteiro de visitação dos três prédios do espaço, infraestrutura de acessibilidade e aquisição de escultura do esqueleto de um Titanossauro para o acervo do Museu de Paleontologia “Prof. Antônio Celso de Arruda Campos”.

“É uma alegria ver um projeto tomando vida. o esqueleto de Titaossauro, as melhorias de acessibilidade são muito bem-vindas. Ressalto a obra no Museu de Arqueologia vontade antiga da Dra. Márcia [Angelina Alves, da USP] e teremos a possibilidade de criar uma exposição.”, enalteceu o presidente do COMTUR e autor do projeto, José Francisco Canalli.

AMPLIADO

Os novos recursos, foram, exatamente, para reforma, ampliação e melhorias no Museu de Arqueologia “Prof. Hypólito Barato”, pleito que vem sendo reivindicado há anos pela arqueóloga responsável pelo acervo técnico, Dra. Márcia.

Também contempla correções nas estruturas dos prédios, construídos há quase três décadas. Os projetos também foram aprovados pelo diretor de Cultura, Thiago Colatrelli Nunes, responsável pelo Complexo, e pela coordenadora dos Museus, Dra. Sandra Simionato Tavares.

“Fizemos a lição de casa e contamos com a parceria sempre imediata do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do qual agradeço nas pessoas do José Canalli e Bruno Guilherme, membros da diretoria”, comentou o diretor da pasta, Renan Petrasso.

SP
No encontro em São Paulo, a prefeita Maria Helena e Renan estiveram com o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. Durante a apresentação dos recursos destinados aos municípios turísticos, Monte Alto foi destaque no vídeo institucional representando a região de Ribeirão Preto.

“É muito gratificante ver nosso município sendo reconhecido e engajado com o Turismo, seja nas ações locais ou recebendo estes recursos tão importantes da esfera estadual. Agradeço ao COMTUR que tem sido parceiro do governo e reitero o compromisso que os recursos do Turismo, serão investidos no Turismo”, enalteceu a prefeita Maria Helena Rettondini.