Lintas Serayu

Monte Alto aparece como a 35ª cidade mais segura do Brasil

Ranking, divulgado pela empresa Urban Systems Brasil, listou as 50 cidades com os melhores índices de segurança no país.

Dezenove municípios do Estado de São Paulo foram eleitos os mais seguros do país, de acordo com ranking divulgado pela empresa Urban Systems Brasil (USB). O estudo apresentou uma lista com 50 cidades no total, tendo Vinhedo como a mais segura. O município do interior paulista subiu duas posições em relação ao ano anterior.

Monte Alto foi o único município na região de Ribeirão Preto a aparecer entre as 50 primeiras posições em segurança, com nota 1,253. A primeira colocada no geral, Vinhedo, conquistou 2,172 pontos.
O ranking foi construído levando em consideração critérios como taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito.

Ao todo, foram analisados e mapeados 700 municípios. A pesquisa completa contou com 70 indicadores: mobilidade (11), urbanismo (13), meio ambiente (12), energia (7), tecnologia e inovação (10), educação (10), saúde (9), segurança (6), empreendedorismo (8), economia (12) e governança (15).
Somando todos os indicadores da pesquisa, a capital São Paulo, assim como no ano anterior, foi a 1ª colocada, seguida por Curitiba e Rio de Janeiro.

Sobre a pesquisa

O ranking, denominado Connected Smart Cities, foi desenvolvido pela empresa UBS – empresa de Business Intelligence com 18 anos de atuação, especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos em mapas digitais, para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências em mercados e cidades.

A Urban Systems coleta dados qualitativos com técnicas de pesquisas em profundidade e dados quantitativos através de sua unidade operacional Urban Mind. Para a busca desses dados, o Urban Mind dispõe de tecnologias de robôs de busca varrem as fontes 24 horas por dia, 365 dias por ano, permitindo atualização permanente de dados. Suas pesquisas são utilizadas pela grande mídia, como revistas e noticiários televisivos.
O ranking foi divulgado na Exame.com e na Revista Exame, edição 1140, de 21 de junho.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.