Monte Alto avança para a terceira fase do Programa SP EcoAventura

Dos 27 municípios da região administrativa do SEBRAE-RP, das seis vagas do programa, três são montealtenses

Com o intuito de divulgar e normatizar o Ecoturismo e Turismo de Aventura no Estado de São Paulo, o Governo do Estado lançou no início do ano o Programa SP EcoAventura.

O projeto, desenvolvido pelo SEBRAE e pela FIA, conta a participação de profissionais e empresas técnicas da área de segurança e capacitação dos destinos turísticos. Nosso município foi inserido no Polo 8, que engloba todas as cidades das regiões turísticas Caminhos da Mogiana, Alta Mogiana e Lagos do Rio Grande.

Monte Alto participou desde o início do programa, motivando o trade turístico a envolverem-se nas ações e articulações desenvolvidas pelo SEBRAE. A agente de desenvolvimento local, Janice Fernandes e o diretor de Turismo, Renan Petrasso foram os responsáveis pelo projeto no município.

“Motivamos e capacitamos os empreendedores locais com o gentil convite de organizarem seus empreendimentos de acordo com a legislação e aproveitarem a oportunidade ofertada. O SEBRAE Aqui está sempre a disposição dos empreendedores montealtenses para alçarem voos mais altos”, assegurou Janice.

EVENTO NA CAPITAL

Participaram do programa maios de 900 empresas paulistas, divididas em 55 municípios. No último dia 14 de julho, em São Paulo, aconteceu o lançamento da 3ª fase do programa, reduzindo para apenas 112 empresas que foram contempladas para sequência no programa.

“Estamos muito satisfeitos pelos resultados até aqui. Da nossa região administrativa do SEBRAE Ribeirão Preto, que conta com 27 municípios, seis vagas foram disponibilizadas e Monte Alto ocupou três delas. Hoje estas três empresas estão formalizadas enquanto receptivos turísticos”, ressaltou Renan.

As empresas montealtenses que participam do programa são: Sítio dos Eucaliptos (atuante no Turismo Pedagógico com a recepção de escolas para oficinas e trilhas ecológicas), Caminhos de Monte e Recanto JT, ambas com enfoque no Cicloturismo, explorando a belíssima Rota das Capelas e nossa extensa área rural.

CAMINHOS DE ‘MONTE’

Na missão a São Paulo esteve presente a proprietária da empresa Caminhos de Monte, Sandra Batista, a ‘Sandrinha’. Na oportunidade, a empreendedora divulgou a empresa e o potencial do município para outros empresários e participantes do programa. Empolgada, Sandrinha agradeceu a oportunidade e disse que novas ideias estão surgindo para atrair mais pessoas para visitarem Monte Alto.

A prefeita Maria Helena Rettondini agradeceu aos empresários pela confiança e por acreditarem no projeto.

“O trabalho que vem sendo realizado de fortalecimento dos empresários da área do Turismo é meta do nosso Plano de Governo e podemos nos orgulhar em dizer que temos empresários que saíram da informalidade e estão lucrando com iniciativas do Turismo. Temos muitos desafios pela frente, mas confio na equipe e estamos trabalhando para isto”, finalizou a chefe do Executivo.

INVESTIMENTOS

O SP EcoAventura visa investimentos em mentorias on-line, realização de workshops e rodadas de negócios, consultorias individualizadas de forma on-line e presencial e a certificação de uma das atividades do empreendimento pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com os coordenadores do programa pelo SEBRAE, os investimentos em cada empresário chegam a R$ 50 mil.