Monte Alto é finalista em 1ª edição de “Cidades Excelentes”

Índice de Gestão criado pela parceria Instituto Áquila e Band traz Cidade do Sonho em 14° do Brasil, entre 50 e 100 mil habitantes, com dados de 2020 e 2021

Anunciados como “os melhores prefeitos do estado de São Paulo”, gestores de cerca de 40 cidades foram homenageados no Prêmio Band Cidades Excelentes, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (20) e apresentada pelos jornalistas Lana Canepa e Marco Antônio Sabino.

Transmitido ao vivo pelo Youtube, haverá um compacto da noite, transmitido pela TV Band, na noite de domingo, 24, às 21h30.

Logo na primeira categoria analisada, Monte Alto figurou entre as 3 cidades finalistas, com população entre 30 mil e 100 mil habitantes.

Infraestrutura e Mobilidade Urbana também compreende “qualidade ambiental” e “abastecimento de água”.

A Cidade do Sonho (com 78,12) ficou 1,5 ponto abaixo de Jales (79,63), município vencedor no quesito. Monte Alto também se destaca em Educação (82,63) e Desenvolvimento e Ordem Pública (83,15).

Somente duas das cidades finalistas têm prefeitas mulheres: Monte Alto e Ubatuba. Maria Helena Rettondini esteve presente, junto ao presidente do Fundo Social, Carlos Rettondini e o secretário de Des. Econômico e Marketing, Luiz Felipe Nunes.

PRÊMIO

A premiação, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, analisou os municípios paulistas em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA)., levantado com as informações públicas atualizadas de todo o país e auditadas pela organização do prêmio, de 2020 e de 2021.

ÍNDICE

O IGMA local, dentre as 354 cidades analisadas entre 50 mil e 100 mil habitantes, é o 14°, logo abaixo de Videira/SC (13°) e logo acima de Lajeado/RS (15° lugar). A próxima cidade da região de Ribeirão Preto e Bebedouro (36°).

No quesito Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, considerando cidades desse porte populacional, Monte Alto é 3ª no Brasil, atrás das paulistas Cerquilho e Capivari.