Lintas Serayu

Monte Alto inicia eventos-teste para definir protocolos de retomada

Jogo de vôlei marcou o início dos trabalhos; domingo agora haverá um casamento

Na manhã de sábado, 7, o Ginásio de Esportes José Pizarro recebeu o primeiro evento-teste para definir os protocolos de retomada de eventos em diversos segmentos do município. O pontapé inicial se deu pelo esporte, com uma partida de vôlei da categoria sênior.

As 12 atletas e comissão presentes foram testados pela equipe da Vigilância Sanitária. Com os resultados 100% negativos e demais prevenções necessárias, como máscara e álcool em gel, o jogo-treino aconteceu.

“Com a baixa dos números de casos na cidade, a Prefeitura já vem se preparando para acompanhar esse momento de possível abertura; caso não haja nenhuma mudança dos índices, pode haver a retomada com a anuência da Saúde”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e marketing, Luiz Felipe Nunes.

“A ideia é acontecer ainda este mês, caso não haja agravamento do cenário”, acrescenta.

OUTROS EVENTOS

No próximo domingo, 15, mais um evento-teste irá acontecer: desta vez um casamento, com cerca de 40 convidados; estes e quem vai trabalhar no evento serão testados pela Vigilância antes de entrarem no local da cerimônia.

PROTOCOLOS

Além da testagem rápida, os presentes em ambos eventos-teste também preenchem uma ficha com os dados que vão para a equipe de Monitoramento Inteligente (Lockdown Inverso) para fazer o acompanhamento pós.

“É preciso saber, após o evento, se ninguém se contaminou por lá”, explica Rogério “Kaxa” fiscal de Vigilância.

Após o segundo evento, o Governo irá cruzar os dados, verificar se o acompanhamento se mostrou eficiente e, não havendo infecção e, assim, apresentar a público os protocolos de retomada, que devem nortear os demais, sejam esportivos, sejam sociais.