Monte Alto participa de nova reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande

Foi realizada, no dia 30 de junho na cidade de São José do Rio Preto (SP), a 60ª reunião ordinária do CBH-TG – Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e existem no Brasil desde 1988. A composição diversificada e democrática de tais comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão. Os membros que compõem o colegiado são escolhidos entre seus pares, sejam eles dos diversos setores usuários de água, das organizações da sociedade civil ou dos poderes públicos. Suas principais competências são: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros.

O secretário de Planejamento da Prefeitura de Monte Alto, Paulo César Carello, representou o município no encontro. Na ocasião, foi anunciado repasse da FEHIDRO ao município, no montante de R$ 224 mil. Este valor deve ser aplicado na elaboração de estudos e projetos de microdrenagem. O investimento total previsto será de R$ 280 mil, sendo R$ 56 mil de contrapartida do município.

Segundo Paulo, como o município já apresenta condições satisfatórias em relação aos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos, agora as atenções passam a serem voltadas às questões de drenagem, recuperação de processos erosivos, conservação e preservação dos recursos hídricos na área urbana. Com este estudo, a prefeitura passa a ter uma ferramenta que contribuirá com as ações necessárias para a solução dos problemas relacionados à drenagem.

“O estudo de microdrenagem indicará quais as ações de ordem estrutural e não estrutural para garantirem o bom nível de escoamento das águas pluviais e recuperação das erosões existentes na área urbana e seu entorno”, completa o prefeito João Paulo Rodrigues.