Monte Alto participa de seminário que discute o lixo nos municípios paulistas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, em 28 de novembro, ciclo de palestras com o título “Semear – Resíduos Sólidos: O lixo gerando oportunidades”, voltado a gestores públicos estaduais e municipais.

Monte Alto esteve presente através do seu secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes, e do diretor municipal de Marketing, Raphael Surano Bertolli. Os gestores também respondem, respectivamente, como interlocutor e suplente do Programa Município VerdeAzul.

Dando início ao seminário, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) firmaram um termo de cooperação técnica, com validade de dois anos, com o objetivo de promover o intercâmbio entre as instituições, buscando consolidar atividades conjuntas de capacitação e de treinamento. No auditório nobre, assinaram este documento o presidente do TCE, Antonio Roque Citadini; a piretora-presidente da CETESB, Patrícia Faga Iglecias Lemos; e o conselheiro Sidney Beraldo.

Em seguida, as apresentações trataram sobre problemas, casos de sucesso na gestão dos resíduos sólidos em municípios do estado, novas tecnologias e aspectos legais da atividade. Outro ponto importante do evento foi a apresentação da nova ferramenta que mapeia os trabalhos feitos nas idades paulistas. A plataforma virtual traz um estudo do tratamento dos resíduos e pode ser acessada neste link.

Compatível com tablets e smartphones, a plataforma trará informações sobre os locais de descarte, tipo de unidades de destinação utilizadas (aterro sanitário, bota-fora, ecopontos, resíduos de saúde, aterro industrial ou lixão a céu aberto), por meio de questionário formulado pelo TCE em setembro deste ano.