Monte Alto recebe selo do ‘Parcerias Municipais’, novo programa do Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo lançou, em evento na capital no dia 22 de outubro, o novo programa que oferecerá bonificações financeiras aos municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras.

O Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o Estado e os municípios de São Paulo, para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações. O objetivo é investir no desenvolvimento regional para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e a redução de desigualdades regionais. O programa tem à sua frente o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

Com o programa, a intenção do Governo de São Paulo é proporcionar verbas a municípios que cumpram metas sociais e que melhorarem indicadores locais.

Em Monte Alto, os planos de ação cadastrados foram nas áreas de educação e saúde. O município assumiu o compromisso de elaborar 28 ações que contribuam com estes desafios, entre elas a formação permanente aos agentes de Educação Infantil, ampliar o acesso às EMEBs Creches e os programas de excelência e acolhimento dos pacientes.

O representante do programa no município é o servidor público Renan Cesar Petrasso, que participou das capacitações oferecidas gratuitamente pelo Governo de SP e elaborou os planos de ação junto aos gestores das respectivas pastas envolvidas.

A função do representante municipal é articular as ações cadastradas entre a equipe municipal e subsidiar as informações ao Estado, que adotará o sistema como ponto principal para a racionalização dos repasses financeiros aos municípios paulistas.

Ao todo, foram cadastradas 41 propostas como situações de melhoria nos desafios apontados, que devem ser colocadas em prática durante o próximo ano, vislumbrando resultados a curto, médio e longo prazo.

A Prefeitura de Monte Alto esteve presente, na quarta-feira, 18 de dezembro, no 2º Seminário de Gestão Pública, para pactuação do Programa Parcerias Municipais e a assinatura de convênios, realizado na capital paulista. Com a presença do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, representantes de Monte Alto receberam o selo que firma o compromisso de pactuação de resultados.