Mudanças no transporte coletivo trazem tecnologia e conforto aos usuários

Entre as novidades apresentadas pela Prefeitura de Monte Alto, estão o cartão para recarga e aplicativo móvel que permitirá a busca de rotas e a localização dos ônibus em tempo real.

Monte Alto já trabalha na implementação do Terminal de Integração, novo serviço que passa a operar a partir do dia 21 de outubro, no Terminal Rodoviário “Clotilde Artioli Mazza”. O trabalho será feito pela empresa Condor Tur, ganhadora da licitação e já conhecida na cidade por outras atividades, como o transporte de estudantes.

O transporte coletivo no município passa a operar em 4 linhas, conforme descrito abaixo. Todas elas têm como destino e ponto de partida o Terminal de Integração.

Segundo o diretor municipal de Trânsito, Renato César Ulian, o objetivo desta mudança é trazer principalmente mais conforto aos usuários. “A expectativa é de diminuir o tempo de espera e proporcionar mais conforto aos usuários”, explica. Todos os ônibus possuem acessibilidade e os motoristas passam por capacitação, buscando atender o público da forma mais humanizada possível.

O serviço, como é realizado atualmente, não acompanhou o crescimento da cidade. Muitas vezes, para atravessar bairros distantes, o ônibus leva tempo superior ao previsto com esta integração – levando em consideração que grande parte dos usuários utiliza-se do transporte em horários de pico, onde o trajeto fica ainda mais prejudicado.

Além disso, o terminal disponibilizará wi-fi gratuito à população, em uma estrutura já existente com banheiros e acessibilidade. Ali estará instalado também o guichê da empresa, para todas as orientações.

Por enquanto, o bilhete continua impresso, mas em até seis meses será adotado o sistema de cartão eletrônico com recarga de créditos, melhoria prevista em edital.

A empresa fornecedora do transporte coletivo público deve ainda inserir todas as informações, como linhas, horários e tarifas na plataforma Google Maps. Junto a isso, apresentará aplicativo para smartphones Android e iOS, permitindo a pesquisa por linhas existentes, horários e a localização em tempo real dos veículos.

Outra novidade é a tarifa temporal, que permite que o usuário seja transportado por mais de uma linha, num intervalo de 45 minutos, sem que seja necessário um novo pagamento – a não ser que retorne pelo mesmo trajeto. Isso significa que as a transição dos serviços não afeta financeiramente os usuários, pois o valor da passagem não passará por mudanças, permanecendo em R$ 3,00.

Confira a seguir as quatro linhas. Os horários de chegada em cada ponto, incluindo domingos e feriados estão disponíveis em nosso site., mas podem passar por alterações até o início das atividades, em 21 de outubro, já que a empresa opera neste intervalo fazendo os ajustes necessários e analisando cada situação.

Linha 1 – Azul

Jardim Canaã, Jardim Jaqueline, Residencial Monte Bello e Jardim Bela Vista do Mirante

Linha 2 – Verde

Jardim Bela Vista, Jardim Amélia, Jardim Vera Cruz, Jardim Eldorado, Jardim San Remo, Jardim São Miguel, Jardim Acapulco e Jardim das Oliveiras.

Linha 3 – Amarela

Jardim Real Paraíso, Residencial Barbizan, Jardim Califórnia e Jardim Paulista I e II

Linha 4 – Vermelha

Jardim Tangará, Jardim Bandeirantes, Vila Gadine e Jardim Alvorada.