Lintas Serayu

Museu de Paleontologia recebe diagramas de dinossauros e crocodilomorfos

Material foi doado pelo biólogo e paleoartista Felipe Alves Elias

 

Os fósseis, em geral, fascinam as pessoas por comprovar a existência da vida na Terra há milhões de anos. Além disso, são objetos de estudo de um paleontólogo. Porém, para aqueles que não são pesquisadores da área, não é simples compreender o mundo dos dinossauros apenas através dos fósseis.

Por isso mesmo, as reconstruções da aparência em vida dos organismos fósseis, produzidas pelos paleoartistas, tornam a informação muito mais acessível ao público. Essas reconstruções tentam reproduzir os organismos já extintos, unindo ciência e arte para nos dar pistas de detalhes anatômicos destes animais e também de como interagiam com seu ambiente, o que contribui muito para a divulgação dos estudos científicos.

No final do mês de fevereiro, o biólogo Felipe Alves Elias, com mestrado em Geociências e Museologia, e também um paleoartista, esteve no Museu de Paleontologia com o objetivo de conhecer os fósseis do acervo de Monte Alto e também entregar, em mãos, materiais para a divulgação da Paleontologia que ele mesmo produziu.

“Felipe nos presenteou com dois diagramas exclusivos. Em um deles estão representados os dinossauros não-avianos e seus parentes mais próximos que viveram no Brasil e um outro mostrando a diversidade dos crocodilomorfos da paleofauna brasileira”, destaca a paleontóloga e Coordenadora dos Museus, Sandra Tavares.

Os Museus de Monte Alto recebem pessoas de todos os lugares do mundo. A forma como a exposição do Museu de Paleontologia está montada possibilita ao visitante um entendimento maior sobre o mundo dos dinossauros.

“Os diagramas doados pelo Felipe enriquecerão as informações que temos no Museu sobre os animais que viveram no Brasil há milhões de anos, inclusive os que existiram aqui em Monte Alto”, finaliza Thiago Colatrelli Nunes, diretor de Cultura.

 

Pesquisador Felipe Alves Elias com as esculturas de dinossauros na entrada do Museu

 

Sandra Tavares e Felipe Alves Elias com o Diorama mostrando a diversidade dos crocodilomorfos da paleofauna brasileira

 

Sandra Tavares e Felipe Alves Elias com o Diorama representando os dinossauros não-avianos e seus parentes mais próximos que viveram no Brasil

 

Sandra Tavares mostrando o fósseis do acervo do Museu para Felipe Alves Elias