Museus de Monte Alto: 30 anos de muitas descobertas e histórias para contar

Aniversário dos Museus foi marcado por ações científicas e culturais

Durante muito tempo, os museus foram espaços elitizados e estiveram longe da população. Seus conhecimentos e experiências eram reservados a poucas pessoas com poder aquisitivo e à comunidade científica.

No entanto, atualmente, os museus têm passado a ser foco de interesse de toda a população, desde as crianças – grandes apaixonadas pela Ciência, até idosos que nunca haviam ouvido falar sobre esses espaços.

Ao todo, o Brasil possui mais de 3.700 museus. Nós temos, aqui em Monte Alto, três exemplares com acervos científico e cultural riquíssimo.

“Nossos museus, cada vez mais, têm se tornado um espaço livre, de caráter educativo, de difusão da memória coletiva e uma referência de nossa identidade cultural e científica, além de conservadores de nosso patrimônio material e imaterial”, destaca a coordenadora dos museus locais, Sandra Tavares.

Nesse sentido, a sexta-feira, 22, foi repleta de atividades para celebrar os 30 anos do Museu Histórico e Cultural “Dr. Fernando José Freire de Andrade” e do Museu de Paleontologia “Prof. Antônio Celso de Arruda Campos”.

AÇÕES

O dia foi aberto com a exposição “3 décadas, 83 milhões de anos”, em que fotos de vários momentos e pessoas demonstraram a trajetória da constituição dos museus ao longo dos últimos 30 anos.

Esta exposição estará à disposição dos visitantes no Museu Histórico e Cultural até o mês de outubro.

O tema “Museus de Monte Alto: uma viagem no tempo” foi colocado em uma mesa acadêmica de debate, com o objetivo de apresentar os acervos dos museus e discutir sobre a importância deles na sociedade.

“Agradecemos imensamente os colegas Dr. Fabiano Vidoi Iori, o mestrando João Vítor Marcon Camargo e o Prof. João Mauricio Tavares Júnior, que aceitaram o nosso convite para este evento”, ressalta Sandra.

CRIANÇAS

A diversão foi garantida às crianças. Teve contação de história sobre o mundo dos dinossauros e os encantos da ‘Dinocaixa’.

Com um jogo da memória, as crianças aprenderam sobre os dinossauros, com ênfase nas espécies que viverem no município.

Os visitantes também colocaram a mão na argila e, junto com os pequenos, fizeram um porta-lápis em forma de pata de dinossauro carnívoro.

MASCOTE

Em um momento bastante esperando, o ‘Dineissauro’, mascote do Museu, esteve presente para uma sessão de fotos junto às crianças.

Finalizando o dia, aconteceu uma caça ao fóssil, com dicas espalhadas pelo Centro Cívico e Cultural. Os ganhadores, que levaram para casa uma miniatura de 30cm do Dineissauro, feita em impressão 3D, foram os irmãos Theo e Rafael Gil Araújo, acompanhados da mãe Ana Paula Gil Araújo.

“Agradeço às equipes das secretarias de Turismo e Cultura e Desenvolvimento Econômico e Marketing, que auxiliaram nos trabalhos e a todas as pessoas que passaram um dia incrível nos nossos Museus”, finaliza Thiago Colatrelli Nunes, secretário de Turismo e Cultura.