Lintas Serayu

Monte Alto: Nossas serras

Monte Alto possui um cenário peculiar, com serras, cachoeiras e trilhas. São mais de 20 quedas d’água (localizadas em propriedades particulares), cerca de 150 km de chapadas de altos paredões, formando vales e morros, popularmente chamados de serras.

As serras “Dona Ana” e “do Barreiro” possuem matas nativas que apresentam várias árvores de grande porte, destacando-se os Ipês roxos, amarelos e brancos, Perobas, Aroeiras, Jequitibás e Angicos e também vários animais, como macacos, tamanduás, gatos-do-mato e quatis.

Caracterizam-se como as principais serras: do Barreiro, da Água Limpa, de Anhumas, da Tabarana, do Morrinho de Santa Luzia e de Ibitirama, além de tantas outras.

Não existe, ainda, visita monitorada; é algo que vem sendo discutido, inclusive com a possibilidade de se estabelecer roteiros turísticos de visitação. Muitas delas já são visitadas regularmente por ciclistas, principalmente por aqueles que praticam o Mountain Bike. No percurso há mirantes, vistas espetaculares, além de um cenário propício para realização de trilhas e contato íntimo com a natureza.