Lintas Serayu

NOTA OFICIAL: tremores de terra em Monte Alto

Sobre as ocorrências de tremores na madrugada, a Prefeitura manteve contato com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

São duas hipóteses: há fissuras ou fraturas no leito rochoso subterrâneo. As ocorrências podem ocorrer ou naturalmente ou pela perfuração de poços profundos, que na cidade segue todos os trâmites de segurança.

Em período de chuvas, o aquífero (abaixo do solo) sobe de nível e a água preenche essas fraturas, podendo causar esse estrondo inicial e, depois, pequenos tremores, como esse na região próxima à área onde foram sentidos, em específico nos bairros Canaã, Jd. Jaqueline e cercanias.

De acordo com a Escala Richter, o primeiro tremor registrado na madrugada de hoje, às 3h46, atingiu magnitude de 2,2; outra foi registrada às 3h47, com intensidade de 2,0 Richter. Lembrando que o registro oficial está na hora mundial (UTC) – no Brasil, são menos 3 horas.

Trata-se de impacto semelhante à passagem de um veículo grande e pesado próximo às casas, segundo tabela do IAG-USP. São sismos considerados normais, sem gravidade.

O(s) tremor(es) anterior(es) e posterior(es) sentido(s) pela população não teve (tiveram) intensidade para registro junto ao Instituto.