Lintas Serayu

Por volta do ano de 1894, segundo o depoimento do então presidente da  Câmara, Sr. Coronel Alcaluz Júnior, no fim de maio, cerca de 500 cavaleiros armados de carabinas, revolveres e facões invadiram a cidade de Monte Alto que, tomada de surpresa, não reagiu. Vinham estes cavaleiros indignados com o roubo da imagem de Nossa Sra. da Conceição da capela do lugarejo.
Em 25 de agosto de 1891 foram nomeados fabriqueiros da capela Nossa Sra. da Conceição, pelo Cônego Núncio Grecco, Vigário encomendado da paróquia de Jaboticabal, o Sr. Joaquim Manoel da Cunha para presidente, Antônio Castellano para secretário e Francisco Alves Ferreira para tesoureiro.
Segundo depoimentos, Antônio Castellano foi acusado como autor intelectual do roubo, por ter acesso à Venerável Imagem que vivia cheia de jóias deixadas pelos romeiros em suas mãos e no seu manto, presas por alfinetes. A própria imagem era policromada a ouro, usava coroa, brincos, colares e anéis.
Os cavaleiros souberam que a imagem havia sido abandonada na Matriz do Senhor Bom Jesus pois, Antônio Castellano havia se arrependido de tamanha irreverência.  Conta a tradição que Antônio Castellano devolveu a Santa Imagem  porque, em sua casa, todos começaram a ficar doentes e as criações começaram a morrer. Por isso, tratou logo de se livrar da mesma.     Os cavaleiros arrebataram a imagem e retornaram ao povoado soltando tiros de revolveres e cartucheiras, ao passar pelo alto da serra, para avisar que já tinham em seu poder a imagem da padroeira.
De regresso, os cavaleiros que eram todos da região colocaram a Santa Imagem em seu lugar, realizando uma grande festa em seu louvor demostrando assim a sua alegria pelo seu retorno.
Este incidente histórico renovou ainda mais a fé e devoção à Virgem e Senhora da Conceição do Monte Alto.