Óleo descartado incorretamente contamina o meio ambiente

Um litro de óleo contamina 25 mil litros de água. Este dado impacta, mas faz parte do cotidiano de muitas famílias brasileiras, que ainda descartam o produto, utilizado na produção de alimentos, na pia da cozinha ou em ralos.

Monte Alto busca mudar esta realidade desde 2017, graças a orientações transmitidas nas escolas do município e na Central de Alimentos, responsável por mais de 15 mil refeições diárias. Atualmente, o óleo resultante das atividades já é reservado e destinado de forma adequada.

O óleo acarreta diversos prejuízos ao meio ambiente, além de causar entupimento no esgoto doméstico e proliferação de insetos e ratos. Cada litro de óleo despejado nos rios, represas e mananciais pode contaminar cerca de 25 mil litros de água, elevando assim os custos de seu tratamento e inviabilizando o consumo.

A população pode auxiliar neste trabalho com medidas simples: o produto não deve ser jogado na pia ou em ralos. É recomendável que o munícipe aguarde o esfriamento e armazene-o em garrafas pet. O óleo pode, posteriormente, ser entregue a pessoas que fazem uso do produto, como na fabricação de sabão, ou na Central de Alimentos, na Rua dos Diamantes, 185, próximo à Câmara Municipal.