Lintas Serayu

On-line, Monte Alto contará com oficinas culturais em maio

Artes Visuais, Audiovisual, Circo e Comunicação são algumas das áreas trabalhadas

               No início do ano, Monte Alto foi uma das cidades que manifestou interesse em participar do programa Oficinas Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura.

               Todas as atividades são gratuitas à população e têm como horizonte o prazer da experiência, o convite à descoberta e o fascínio da criação. Seu objetivo é qualificar, fomentar e descentralizar a produção cultural.

Ao longo do ano, serão trabalhas as seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

               Em maio, são oito oficinas oferecidas, todas de forma on-line. As inscrições já estão abertas.

A programação completa de oficinas gratuitas nas mais diversas linguagens e formatos em http://poiesis.org.br/maiscultura/. Há também formações culturais gravadas que você pode assistir quando quiser no canal https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo clicando em “vídeos”.

MAIS

O Núcleo de Ciclos e Festivais das Oficinas Culturais lançou um formulário de cadastramento de produtores e gestores com projetos/ações culturais de impacto que possam vir a compor a grade final de atividades dos Ciclos de Gestão Cultural 2021. Para mais informações, acesse: oficinasculturais.org.br/CGConline .

PROGRAMAÇÃO – MAIO DE 2021

ANIMA EM CASA

Coordenação: Eliana Ribeiro

Datas e horários:

Turma A – 3, 5, 10 e 12 de maio – 18h à 20h

Turma B – 25, 26, 27 e 28 de maio – 10h às 12h 

Inscrições: até 21 de abril | 30 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/CygdnfvPBRBHM9Ez7

Sinopse: Nesta atividade gostaria de compartilhar minhas vivências com o cinema de animação com pessoas interessadas nesta arte. Vamos fazer uma animação em casa, com poucos recursos e utilizando o celular, mas seguindo os passos da animação tradicional. Através de uma conversa sobre os primórdios do cinema de animação, os aparelhos ópticos e suas aplicações, convido os participantes para refletirem sobre como é possível reproduzir as ideias através de imagens em movimento e utilizá-las de forma consciente e criativa.


OFICINA DE AQUARELA INTUITIVA

Coordenação: Soraya Lucato 

Datas e horários: 3, 7, 10 e 14 de maio, 10h às 12h

Inscrições: até 21 de abril | 50 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/xrXyH2DKc4qeBF2n7

Sinopse: O Curso Aquarela Intuitiva é um curso interativo que dá ferramentas para que pessoas de várias áreas possam usar a aquarela tanto como ferramenta expressiva quanto como meio de aplicar a artesanatos e artefatos para produzir elementos para seu sustento. São 4 encontros de 2h cada onde os participantes aprenderão técnicas de uso de aquarela, bem como a história desse material e artistas que usaram aquarela como meio de trabalho.


CLUBE DE LEITURA – UMA VIAGEM PELA AMÉRICA LATINA

Coordenação: Felipe Souza

Datas e horários: 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio, das 18h às 20h 

Inscrições: até 21 de abril | 50 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/hAde5gMEeLKVQ3kA6

Sinopse: Clube de leitura focado na literatura latino-americana contemporânea. Cada encontro será destinado à discussão de um livro de um país, de modo a realizar um tour literário por países da América Latina. Na seleção de livros, foram priorizadas narrativas curtas (contos ou cartas) de autorias menos inseridas no que comumente se chama de “cânone literário”. Além da discussão dos livros, em cada encontro haverá um panorama da produção literária contemporânea em cada país, de modo a apresentar outras obras e autores.

OFICINA: MECANISMOS PARA VENCER O TÉDIO – PERFORMANCE EM CONFINAMENTO

Coordenação: Carla Marco

Datas e horários: 4, 6, 11 e 13 de maio, das 10h às 12h 

Inscrições: até 21 de abril | 30 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://forms.gle/Wgq8A93Hf2712jwo6

Sinopse: A proposta desta oficina, através de exercícios práticos e de breve exposição teórica sobre performatividade e experiência, proporcionar ao participante vivências performativas dentro da sua casa, partindo da experimentação dos sentidos e da relação do corpo com a arquitetura da casa sob outras perspectivas.


PANORAMA DE HILDA HILST

Coordenação: Marcos Visnadi

Data e horário: 5 de maio – 18h à 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas | 100 vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqd-2hrTosG9GcyNBEA3lPc5Tc5j-hviza

Sinopse: A obra da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004) é vasta e variada. Sendo às vezes reconhecida, às vezes ignorada pela crítica e pelo público, ela lançou dezenas de livros ao longo de quase cinquenta anos, produzindo poesia, dramaturgia, prosa de ficção e crônica. A palestra visa apresentar um panorama dessa produção, indicando possíveis entradas para novos leitores e caminhos ainda não explorados por aqueles que já a conhecem.

PALESTRA: GRAFITE – Transformando vidas e lugares por meio da Arte

Coordenação: Dinas Miguel 

Data e horário: 6 de maio – 18h às 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas | 100 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUkdumhrjwqG9ykxND27CmxBBGIlYQZ94_N

Sinopse: A Palestra vem trazer a possibilidade de uma conexão mais sensível da Arte, fazendo uma viagem desde a Arte Rupestre para o séc. XXI. Além do contexto histórico o Artista irá compartilhar sua trajetória, tendo mais de 20 anos fazendo grafite e falará sobre suas formações e prêmios, elencando os prazeres e desafios de como é viver de arte. Além do mais irá mostrar alguns dos seus trabalhos em tela e murais realizados nas ruas e comunidades indígenas, partilhando sua poética artística, história e contexto que inspirou cada trabalho, e também de como suas Artes propiciam conexão com as pessoas e cada vez mais vem sendo usado como ferramenta de transformação e articulação.

O QUE É FOTOGRAFIA DE RUA? DICAS ESSENCIAIS PARA FOTOGRAFAR NAS RUAS

Coordenação: Maneco Magnesio 

Data e horário: 10 de maio, das 18h às 21h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas | 100 vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcqdOmtpzovGNV8cTJfVO-D26vrI2S4TDNz

Sinopse: A proposta da palestra é abordar os princípios básicos da Fotografia de Rua na forma de um breve manual. Com dicas essenciais para fotografar nas ruas, equipamentos mais indicados, sua origem dentre as demais vertentes da fotografia, suas referências principais durante os séculos XX e XXI e ainda um panorama geral sobre a legislação que rege, no Brasil, as possíveis abordagens para fotografar pessoas, lugares públicos e privados, posicionamento ético do fotógrafo, além da relação de direito do autor e de uso de imagem, nas suas publicações em redes sociais, livros, entre outras.


OFICINA: APRENDENDO MÚSICA COM PERCUSSÃO

Coordenação: Ronaldo Crispim

Datas e horários: 11 de maio – 18h às 20h

Inscrições: Até o preenchimento das vagas | 50 Vagas | Plataforma: Zoom

Público-alvo: a partir de 16 anos

Link para inscrição: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwrceCppzgpE9PnQ9iaQ8hc7ytGbH_UwES_

Oficina de iniciação à percussão corporal para aprender como fazer música utilizando apenas recursos do corpo como palmas, estalos, batidas no peito, voz e outros. Com atividades práticas envolvendo noções básicas sobre rítmica, quem participa pode desenvolver sua musicalidade e coordenação motora por meio de jogos e enquanto aprende sequências como do rock e do samba. É aberto a pessoas interessadas em geral com ou sem experiência musical prévia.