Outubro Rosa é pauta em encontro na USF do Bela Vista

A equipe de profissionais da USF Accácio de Oliveira Nunes ressaltou a importância da saúde da mulher.

Na tarde de segunda-feira (22), a Unidade de Saúde da Família “Accácio de Oliveira Nunes” organizou um chá da tarde com as mulheres da comunidade para uma roda de conversa sobre o “Outubro Rosa”. O encontro aconteceu no Ginásio de Esportes “José Augusto Pinheiro” e contou com palestra, dança e sorteios.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Joice Daniele Ferreira Mello, que apresentou os cuidados básicos que toda mulher deve ter e a importância do acompanhamento anual para fazer check-up de exames, inclusive o de mamografia. A terapeuta holística Vera Lúcia de Oliveira realizou uma sessão de Reiki e a professora Idlla Matos Garbin Pereira deu uma aula de Zumba, para incentivar a prática de exercícios físicos.

Estiveram presentes participando da tarde, a diretora de Saúde, Bibiana Maria Chamacheli da Silva; a coordenadora de Atenção Básica, Fátima Carvalho de Andrade e o vereador Thiago Cetroni.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha “Outubro Rosa” existe desde a década de 90 e neste ano, existem cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama no país. A conscientização sobre o câncer de mama e agora, também, sobre o câncer do colo do útero, acontece durante todo mês de outubro com ações que envolvam a comunidade.

Texto: Sarah Pelloso
Fotos enviadas pela USF Accácio de Oliveira Nunes