Página da Covid-19 é atualizada e apresenta novos dados

Desde o início da pandemia, no mês de março, a Prefeitura de Monte Alto disponibilizou diversos formatos de divulgação, muitos que foram referência em municípios do estado. Um dos trabalhos desenvolvidos aqui foi a página do Coronavírus que, desde sua criação, recebe os números atualizados diariamente, além de outras informações relacionadas ao enfrentamento da doença no município.

Após quatro meses no ar, a página recebeu uma atualização e disponibiliza novas informações à população. Desde o início desta mudança, na última semana, um endereço provisório foi compartilhado aos gestores da saúde e membros da imprensa local, para que houvesse a troca de informações e os últimos ajustes, até que o projeto fosse oficializado, no dia 3 de agosto.

A nova ferramenta foi criada, gratuitamente, na plataforma Tableau, empresa americana referência no desenvolvimento de softwares para visualização de dados. Os recursos são utilizados por governos de outros países e, no Brasil, são conhecidos pela utilização no Governo do Estado de São Paulo, em sua apresentação das taxas de isolamento social, em municípios com mais de 70 mil habitantes.

O que muda com a nova página

Além dos ajustes visuais, organizando os principais links em seu topo, o endereço manteve os dados apresentados até o momento, relacionados aos trabalhos de enfrentamento à Covid-19, recebendo novas informações que já eram mapeadas pelos setores.

O gráfico anterior, que apresentava em um só espaço as informações de notificações, pacientes aguardando, negativados, positivos e óbitos, foi desmembrado, colocando em evidência a curva de positivados com Covid-19. Ao passar o mouse, o munícipe pode visualizar os números diários e interagir com a forma de apresentação. Os demais dados seguem abaixo deste gráfico, facilitando a leitura das informações.

Outra novidade é a visualização por gênero e faixas etárias dos pacientes, além da apresentação gráfica da ocupação de leitos em UTI, informação que já era apresentada na imagem do boletim epidemiológico, diariamente.

Por fim, há um panorama de novos casos que compara o comportamento gráfico em Monte Alto, no Estado de São Paulo e no Brasil. Esta informação é, no mínimo, curiosa, pois mostra como o há sincronia entra as informações registradas pela Secretaria Municipal de Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde.

Encerrando a ferramenta, há links que permitem o compartilhamento, a indexação em outros sites e o download como imagem, PDF ou arquivo PowerPoint.

A página pode ser acessada no mesmo endereço, através do link www.montealto.sp.gov.br/coronavirus.

Abaixo, acompanhe os números positivos de Covid-19 registrados até nesta data, 3 de agosto: