Paleontólogos da Universidade de Brasília analisam fósseis em Monte Alto

A visita aos fósseis do acervo do Museu de Paleontologia é sempre requisitada por pesquisadores, visando complementar os seus estudos acadêmicos. Vindos do Distrito Federal, os alunos de doutorado Joyce Celerino e Daniel Martins Santos estiveram em Monte Alto, entre 11 e 15 de abril conhecendo os crocodilos fósseis da coleção do Museu.

Eles são orientados pelo renomado paleontólogo Prof. Dr. Rodrigo Miloni Santucci, do curso de pós-graduação em Geologia e na pós-graduação Zoologia da Universidade de Brasilia (UnB).

Os fósseis analisados pelos pesquisadores da UnB foram os de Baurusuchus, Montealtosuchus, Caipirasuchus e Morrinhosuchus, todos crocodilos que viveram com os dinossauros em Monte Alto e nas cidades vizinhas, como por exemplo, Taiaçu.

Sandra Tavares, paleontóloga e coordenadora do Museu, destaca que é muito gratificante receber no Museu pesquisadores de outras instituições, pois sempre há uma troca de conhecimentos entre eles. “O laboratório do museu ficou movimentado nesses dias e eu aproveitei para atualizar os meus conhecimentos sobre o assunto com os colegas de Brasília”.

O Prof. Dr. Rodrigo Miloni Santucci realiza estudos com fósseis, em parceria com a equipe do museu, desde o ano de 1998. Participou de escavações e visitou os campos paleontológicos em nossa região por várias ocasiões. Esteve presente na reinauguração do Museu em 2018 e ajudou a dar os últimos retoques na nova exposição.