Parceria Sabesp/Prefeitura entrega a remodelada Praça José Pizarro

Cultura popular se faz presente no local com o ‘Imaginário das Águas’

Um local de passeios, para bons momentos e, ainda, educador. Assim pode ser resumida a nova Praça José Pizarro, no Jd. Paraíso, reinaugurada na manhã de sexta-feira, 17.

A revitalização, que trouxe nova ‘cara’ ao local, e fez os munícipes rememorarem lembranças que por lá tiveram em décadas passadas, contou com a parceria da Sabesp através do programa “Adote uma Praça”, instituído pelo Governo Municipal no início deste ano. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Diretoria de Turismo acompanharam os trabalhos.

“Firmar parcerias que tragam benefícios à população e preservem nossa cidade é um compromisso deste governo. Que esta seja a primeira praça recuperada de nossa gestão, que tem o desejo de passar por toda Monte Alto” comentou a prefeita Maria Helena Rettondini, destacando a importância da parceria com a Sabesp.

Representando a Sabesp, Antônio Rodrigues da Grela Filho, Superintendente da Sabesp e o gerente de Divisão, Luciano Montedor, comentaram sobre a iniciativa da empresa em ‘adotar’ a Praça e o trabalho realizado ao longo do ano.

Pelo Legislativo, o vereador Thiago Durigan, parabenizou a Sabesp pela ação e a Prefeitura por ter buscado esta parceria.

Para simbolizar a cultura popular, o dia contou com a participação da UniAfro Brasil, do Mestre Zoinho, jogando capoeira ao som da cantiga de domínio público “Marinheiro Só”, executada por Tatiane Lampa Assessoria Musical e a presença de alunos da EMEB Laídes Trindade.

EDUCAÇÃO E INTERATIVIDADE

Os frequentadores da praça, além de apreciarem a beleza do espaço, conhecerão mais sobre quatro mitos da cultura popular através do ‘Imaginário das Águas”: Iara, Caboclo D’água, Boto Cor-de-Rosa e o Pirarucu, um projeto que foi pensado e desenvolvido pelo diretor de Turismo, Renan Petrasso e pelo secretário de Marketing, Luiz Felipe Nunes, junto ao gerente de Divisão da Sabesp, Luciano Montedor.

Essas histórias, ilustradas pela mão do artista local Cirineu Colontonio Sandin, também podem ser acompanhadas em formato eletrônico, com vídeos, gravados pelas agentes de Educação Infantil: Giovana Pereira Tudes Barbosa de Souza, Larissa Neves Barão Cavallari, Priscila dos Santos Morais e Verônica Marilia Galvão, tendo Daiane Venteu como a intérprete de Libras. Basta apontar o QR Code do celular que você é direcionado aos vídeos, e tudo isto também proporcionado pelo wi-fi gratuito no espaço, através de uma parceria com a empresa Monte Alto Net.

Cirineu, inclusive, foi homenageado pelas autoridades presentes em reconhecimento ao seu trabalho realizado.

“A praça torna-se hoje um cenário educativo ao ar-livre, resgatando a cultura popular brasileira do Folclore e um novo equipamento turístico de Monte Alto, para que as pessoas passem por aqui e sejam encantados pelos personagens míticos que agora povoam este espaço”, ressaltou Renan.

O Secretário de Meio Ambiente, Fábio Nascibem, também enfatizou a importância da parceria com a Sabesp e as melhorias do local.

MAIS

A parceria Sabesp/Prefeitura já tem uma segunda etapa agendada: a revitalização da Praça do Direitos Humanos, na Avenida Antônio Inforçatti. Os trabalhos devem começar em fevereiro de 2022.