Lintas Serayu

Patrimônio Natural:

Jaqueiras da Praça “Dr. Luiz Zacharias de Lima”

O tombamento deste patrimônio natural foi proposto pelo vereador João Paulo de Camargo Victório Rodrigues em 2010, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 2.667, de 19 de maio de 2010.

A mensagem proposta pelo nobre edil ao plenário foi:

“A Jaqueira – Artocarpus heterophyllus é uma árvore tropical que veio da Índia para o Brasil no século 18. Chega a atingir vinte metros de altura e seu tronco mede cerca de um metro de diâmetro. É muito cultivada na costa tropical brasileira, mas também se desenvolveram em regiões de clima subtropical e semiárido.

Entre as variedades estão a jaca-dura, jaca-mole e jaca manteiga; sendo seu fruto rico em carboidratos, minerais, além de fonte de vitamina A, vitamina C e do complexo B, tendo suas folhas propriedades cicatrizantes. Sua semente é rica em amido, também como propriedades intestinais; sendo que a vida útil dessa planta pode ultrapassar cem anos.

Considerando que a Constituição da República Federativa do Brasil – Capítulo III – da Educação, da Cultura e do Desporto – Sessão II – da Cultura, Art. 216, Inciso V, Parágrafo 1º, de 05 de Outubro de 1988; Lei nº. 2244 de 21 de fevereiro de 2002, em Título III, Art. 24; que permite tombar no Patrimônio Público as espécies arbóreas existentes na cidade e no município, que por sua raridade, longevidade, valor histórico, beleza, localização, aspecto, necessidade de sua permanência, se constituem em bens da comunidade e como tais devem ser preservadas.

Considerando a necessidade de preservar e valorizar o Patrimônio Natural montealtense, especialmente pela sua beleza, longevidade, valor histórico e cultural; tendo finalmente o intuito de proteger e melhorar a qualidade da vida biológica das Jaqueiras.

Esperando que a proposição mereça a atenção dos nobres vereadores, aguarda-se sua aprovação.”

Confira a lei municipal na íntegra:
https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2010/267/2667/lei-ordinaria-n-2667-2010-dispoe-sobre-o-tombamento-das-jaqueiras-antocarpus-heterophyllus-localizadas-na-praca-dr-luiz-zacharias-de-lima-em-frente-ao-santuario-do-senhor-bom-jesus-de-monte-alto-sp-como-patrimonio-historico-publico-natural?q=tombamento

Mais informações

Onde fica? Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima
Dias e horários de visitação: Todos os dias, espaço público
Possui visita monitorada? Não