Lintas Serayu

Patrimônio Imaterial:

Peregrinação dos fiéis ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida de Monte Alto

Ano a ano, entre 6 e 8 de setembro acontece a Romaria ao Santuário de Aparecida, reunindo milhares de fiéis de diversas cidades da região para as celebrações religiosas à Virgem Montesina.

O tombamento deste patrimônio cultural de natureza imaterial foi proposto pelo vereador Prof. Me. Thiago Aparecido Cetroni em 2021, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 3.720, de 26 de agosto de 2021.

A mensagem proposta pelo nobre edil ao plenário foi:

“A Constituição Federal de 1988 ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação. Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares coletivos.

O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração à geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade.

Assim, encaminho a esta Casa, para apreciação dos nobres pares, este Projeto de Lei que objetiva a preservação da tradicional e histórica peregrinação dos fiéis ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, afinal, a identidade cultural de uma população se faz também através da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

Por todo o exposto, são estas razões que me fizeram submeter o presente projeto a esta Câmara Municipal, contando, mais uma vez, com o indispensável apoio dos nossos nobres pares para aprovação de tão importante propositura.”

Confira a lei municipal na íntegra:
https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2021/372/3720/lei-ordinaria-n-3720-2021-declara-patrimonio-cultural-de-natureza-imaterial-para-fins-de-preservacao-a-peregrinacao-dos-fieis-ao-santuario-diocesano-de-nossa-senhora-da-conceicao-montesina-no-municipio-de-monte-alto-sp-na-forma-que-indica-e-da-outras-providencias?q=peregrina%C3%A7%C3%A3o

Sobre o Santuário:

Onde fica? Praça José Motta, nº. 1, Distrito de Aparecida de Monte Alto
Dias e horários de visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h. Aos finais de semana das 8h às 20h
Possui visita monitorada? Romarias podem ser agendadas
Como agendar? (16) 3243-1106
E-mail: paroquiamontesina@yahoo.com
Responsável: Pe. Sebastião de Magalhães Viana Júnior (Padre e Reitor do Santuário)
Redes Sociais:
@santuario.montesina
@virgem.montesina