Pessoas em situação de rua recebem kit da Assistência Social

Dando continuidade ao trabalho realizado em Monte Alto, com repasse de recursos do Ministério da Cidadania, a Secretaria Municipal de Assistência Social preparou dezesseis kits para pessoas em situação de rua, que são atendidas na secretaria no horário do almoço e passam a noite no acolhimento, preparado no Ginásio José Pizarro.

Os kits foram compostos por travesseiro, fronha, lençol, manta e itens de higiene pessoal e individuais, como sabonete, shampoo, esponja, escova e pasta dental, pente de cabelo e álcool em gel.

Os itens foram comprados com recursos do Governo Federal, destinados para ações no enfrentamento da Covid-19, através do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

O prefeito João Paulo Rodrigues e a primeira-dama Luciana Alexandre entregaram os primeiros nove kits às pessoas que passaram a noite de terça-feira, 21 de julho, no ginásio.

Sobre o acolhimento em período de inverno

Assim como foi realizado em 2019, diversos departamentos municipais uniram esforços neste ano, para preparar o Ginásio José Pizarro para receber as pessoas em situação de rua.

No almoço, este público recebe almoço na Secretaria Municipal de Assistência Social. À noite, o grupo Irmãos Samaritanos fornece o jantar em sua nova sede, na Avenida Pedro Vital.

Após este horário, o Ginásio José Pizarro é aberto, das 19h às 20h30, para que as pessoas possam adentrar, escolher seu local de dormir e tomar banho. Como a maioria é recorrente, já possui cama fixa, com seus pertences que permanecem durante o dia.

Às 6 horas, o local é fechado, mas antes todos recebem café da manhã oferecido pela Central de Alimentos. Neste intervalo fechado, a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer realiza a limpeza, dentro e fora do ginásio.

Outros parceiros fundamentais para a realização do acolhimento são a Guarda Patrimonial Municipal, que durante todo período de funcionamento está presente, e a Guarda Civil Municipal, que realiza visitas ao longo da noite, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

A abordagem às pessoas na rua é feita pela equipe do CREAS e pelos agentes da GCM. Porém, a permanência no acolhimento é voluntária e demanda de regras, para o bom convívio e segurança dos participantes, como a proibição do uso de álcool ou drogas ilícitas dentro do patrimônio público, fazendo com que uma parcela deste público não aceite participar da ação. Porém, este trabalho é feito insistentemente, levando uma média de 10 pessoas ao local, diariamente. O abrigo já registrou, em uma mesma noite, um recorde de 13 frequentadores, e hoje está preparado para 17 leitos, com possibilidade de aumento.

João Paulo, Lu Alexandre e membros da GCM com os kits