Planejamento familiar é pauta de reunião do Comitê de Prevenção à Morte Materna e Infantil

O Comitê Municipal de Prevenção e Vigilância à Morte Materna e Infantil realizou, na última terça-feira (27), na Secretaria de Saúde, reunião sobre planejamento familiar e métodos de prevenção à gravidez em determinados casos.

Este comitê conta com a participação de todos os departamentos relacionados à saúde do município, além da Secretaria de Educação, Secretaria de Negócios Jurídicos, Unimed e Santa Casa de Misericórdia. O grupo se reúne para discutir sobre assuntos importantes para serem levados a população.

Durante a reunião, foram abordadas formas de divulgar as informações e sanar as dúvidas da população que busca por auxilio. Inclusive, a parcela da população que pertence ao grupo de baixa renda e que se encontra desempregada, quando uma gravidez pode ser prejudicada pela falta de condições financeiras.

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas a decidirem se querem ter filhos, quando, quantos e como organizar o crescimento da família. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), esta prática foi responsável pela diminuição de um terço da fecundidade mundial, entre os anos de 1972 e 1994.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde disponibiliza, na Farmácia Municipal, métodos contraceptivos como pílulas, injeções mensais ou semestrais e preservativos.

Happy beautiful family on the big garden on the dawn time.