Plano de Educação Ambiental segue em ritmo acelerado

Grupo de Pesquisa Interinstitucional UNESP/UNICAMP reforça formação de professores

Em 14 de julho aconteceu mais uma reunião da Comissão Municipal de Educação Ambiental (COMEA), sob coordenação de Maria do Carmo Irochi Coelho, com a presença dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem (secretário da pasta) e Eliane Camilo.

Na oportunidade, foi apresentada a parceria com integrantes do ECiEA, grupo de estudos e pesquisas na área de ensino de Ciências e Educação Ambiental, fornecerão consultoria para a formação de professores. Representando o ECiEA, estaveram a Profa. Dra. Alessandra Aparecida Viveiro, da Faculdade de Educação da UNICAMP e Pedro Neves da Rocha, que é doutorando na UNESP, campus de Bauru. Fábio, secretário municipal, também é doutorando e integrante do grupo de pesquisas.

Plano

Além disso, o Plano de Educação Ambiental para o quadriênio, discutido para votação no final de julho, tem sido alvo de elogios da parte dos membros. “Já houve adesão das escolas particulares, além das municipais e a tendência é que todas as escolas tenham projeto de educação ambiental, além da formação permanente”, destaca Fábio.

Outro ponto discutido é a formulação do primeiro núcleo do ColetivoEeducador, que ficou alinhado para ocorrer no Jardim Jaqueline, uma vez que Luís Antônio da Silva, o ‘Luís Pintor’, é membro da COMEA e se interessou a saber mais do projeto.

“O Coletivo Educador será uma célula dentro das associações de moradores, para troca de saberes e experiências sobre as questões ambientais dos bairros. Vai haver cursos, trocas de experiências e formação para termos educadores ambientais multiplicadores pelos seus bairros. A tendência é expandir para todas as associações que quiserem. Para começar já temos um piloto”, finaliza Fábio.

Eliane Camilo, técnica da Secretaria, já fez parte do CESCAR (coletivo Educador de São Carlos, Araraquara e Região) sediado em São Carlos, em convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente e UFSCAR, atuando na coordenação e sua formação.

A Prefeitura de Monte Alto e o Sítio dos Eucaliptos eram instituições parceiras do projeto que resultaram em uma publicação de três volumes que reúnem todos os projetos desenvolvidos pelos formandos e a base teórica do projeto.

Hoje, ela é conselheira do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental), composto por nomes de destaque na Educação Ambiental nacional, que fomenta tanto a formação como o financiamento de ações de Educação Ambiental pelo país.

As reuniões da COMEA seguirão, sendo que em agosto haverá o envio do Plano para a Câmara, para se tornar lei, sendo um legado para a posteridade.