Plano de Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado é um dos temas de reunião mensal do Conselho de Meio Ambiente

Foi realizada, na tarde do dia 28 de março, a 10ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambienta – COMDEMA, no biênio 2017/2019. Com a presença de nove conselheiros e um convidado, o grupo discutiu a criação e instalação de placas informativas em pontos estratégicos do município, alertando sobre a proibição do depósito de lixo e sobre o descarte adequado de materiais recicláveis.

O interlocutor do Programa Município Verde Azul, Tadeu Veronezi Nunes, antecipou ao conselho sobre a criação do Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado, que deve ser discutido em audiência pública com a participação dos poderes municipais e comunidade. O projeto vem sendo desenvolvido por grupo de profissionais da área, com apoio da Prefeitura de Monte Alto.

Tadeu ainda explicou sobre o Relatório de Gestão Ambiental (RGA), que trata das dez diretivas do Programa Município Verde Azul: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado; e Resíduos Sólidos. A primeira pré-certificação do programa ocorre em 16 de abril, com nota de corte de 40 pontos.

Os membros e convidado do COMDEMA debateram sobre nova denúncia de problema ambiental no Jardim Califórnia, causado por encanamento entupido devido ao despejo de material impróprio na rede de esgoto. Ao tomar conhecimento do problema, a SABESP prontamente compareceu ao local, efetuando obra de reparo. Por fim, os presentes analisaram documentação apresentada por loteamento da cidade, que propõem novo projeto de plantio de árvores nativas, em cumprimento com exigências legais. A próxima reunião do conselho será realizada no dia 25 de abril.

Conselho analisa documentos de loteamento e debate projeto de arborização