Plano de Saneamento Básico garante os bons serviços em Monte Alto

A Estação Elevatória do Córrego Rico, com 6 lagoas e responsável por atender 26 mil montealtenses. O plano prevê, em 2026, que o esgoto de mais de 33 mil moradores seja tratado no local.

O saneamento básico avançou, mas ainda é um grave problema de saúde pública. Segundo dados atualizados do governo, apenas 45% do esgoto do país é tratado. Isso significa que 55% é despejado diretamente na natureza, o que corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano, ou quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Outro dado alarmante é que 16,7% dos brasileiros, o que corresponde a 35 milhões de pessoas, ainda não recebe água potável.

A realidade em Monte Alto é muito diferente. Já contamos com 100% do esgoto coletado e tratado, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP.

Monte Alto ficou, em 2017, em 23º lugar no ranking paulista do Programa Município Verde Azul, totalizando 85,47 pontos. O item “Esgoto Tratado” alcançou a nota máxima, graças a um cronograma de atividades, obras e investimentos da empresa prestadora do serviço e Administração Municipal.

Resultado deste comprometimento são as Estações de Tratamento de Esgoto, a do Córrego Rico, obra de R$ 7,5 milhões – inaugurada em 2009 – e do Turvo, obra de R$ 10 milhões, sendo esta a primeira da América Latina a usar sistema de iodo ativado, em funcionamento desde 2010.

O Plano de Saneamento Básico, que rege esta atividade em Monte Alto, inclui obras que beneficiarão moradores do município e distritos, como as linhas interligando os novos bairros às estações de tratamento. Na Rodovia José Della Vechia (SP-323), entre os km 13 e 15, foram 711 metros de nova rede coletora. Na Rua Rosina Daneluzzi, Jardim Vera Cruz, a nova rede tem 119 metros e 35 metros na Avenida Engenheiro Willian Cestari.

O investimento da Sabesp também está presente na manutenção e melhoria de seus equipamentos, essenciais à prestação dos serviços. No início do ano, a EEE Tijuco passou por completa revisão no conjunto de motobombas, responsáveis pelo atendimento de parte do município. Na EEE Rico, o rastelo mecanizado, responsável pela retirada dos resíduos sólidos do esgoto, foi reformado, entre outras ações.

O reconhecimento ganhou a mídia estadual, em abril deste ano. A cidade de Monte Alto foi uma das 300 paulistas a receber o prêmio “Excelência no Atendimento de Água e Esgoto”, entregue pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A premiação foi entregue durante o 62º Congresso Estadual de Municípios, em Santos.

Texto e fotos: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto