Plano para controle de erosão leva segurança a bairros de Monte Alto

Em uma grande ação que mobilizou profissionais das Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Obras, Infraestrutura e Planejamento, pontos críticos da cidade que sofrem com processos de erosão vem recebendo atenção redobrada por parte do Poder Público.

O processo de ocupação do espaço de forma desordenada acarreta em prejuízos ambientais como as erosões hídricas, que são agravadas devido à falta de utilização de práticas de manejo adequadas a cada terreno e à falta de planejamento urbano. Isso resulta em grandes perdas de solo e no comprometimento da absorção da água pelo terreno.

Próximo ao Conjunto Residencial Villa Verde e no Bairro Jardim Alvorada, as águas das chuvas vinham causando problemas em residências próximas a estas áreas verdes. Após levantamento de dados e estudos, a Prefeitura se reuniu com moradores próximos, onde explicou as causas da erosão e o que poderia ser feito para minimizar o impacto.

As obras levaram, a estes locais que sofriam com a erosão, encanamentos aterrados que ajudam no transporte da água até áreas verdes, anulando inundações ou danos às moradias próximas. Para a coleta deste escoamento foram usados tubos de concreto de um metro cada, além de caixas de contenção suficientes para coletar toda a água dos bairros. As áreas verdes, que recebem estas águas, são protegidas e recebem os cuidados necessários para que não sofram com deslizamentos de terra.

Este trabalho de canalização, realizado com recursos próprios do município, levou tranquilidade aos moradores dos dois bairros. A Prefeitura analisa a implantação do projeto em outros locais onde há este risco, garantindo que a cidade possa, mesmo após grandes chuvas, respirar aliviada.