Lintas Serayu

Pneus usados tem destino certo em Monte Alto

Em um trabalho iniciado em 2015, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a “Fábrica de Tubos”, como é popularmente conhecida as instalações da Rua Bruno Maida, recebe pneus utilizados dentro de Monte Alto, da frota municipal e de veículos particulares.

Atualmente, são recolhidas em média 15 toneladas de pneus por mês. Isso significa que, diariamente, mais de 500 quilos de pneus descartados recebem destinação correta, graças à parceria com a empresa Reciclanip, responsável pela logística reversa do material. O acompanhamento deste trabalho, assim como a solicitação de transporte quando há montante suficiente no ponto de coleta, fica sob cuidados da Vigilância em Saúde.

Este serviço ambiental foi possível graças à criação da Lei Complementar nº 333, de 4 de setembro de 2012, que instituiu o Código Municipal de Resíduos Sólidos de Monte Alto. Entre os diversos pontos abordados, em seu artigo 41, ficam obrigados fabricantes, importadores e comerciantes a coletar e dar destinação adequada aos pneus inutilizáveis do município. A lei ainda, em artigo 44, proíbe que o material seja incinerado ou disposto em aterro.

Os comerciantes dos ramos ligados à venda e troca de pneus de motos, carros de passeio, ônibus e caminhões, ficam responsável por transportar o material de descarte à “Fábrica de Tubos”, onde são armazenados adequadamente até a coleta da Reciclanip. Posteriormente, os pneus são reutilizados pela indústria na fabricação de produtos de borracha, por exemplo.

Segundo o diretor da Vigilância, Julio Cesar David Pereira, o município já soma 580 toneladas de pneus encaminhados para destinação correta desde 2015, material que, sem esta ação conjunta, poderia permanecer descartado em áreas preservadas e lotes da cidade, gerando graves prejuízos ambientais e de saúde pública. Em caso de dúvidas, os munícipes devem procurar o departamento, através do telefone (16) 3241-2659.