Praça Central: parceria revitaliza Fonte Nossa Senhora de Lourdes

Prefeitura e Paróquia Senhor Bom Jesus se uniram para resgatar a beleza do espaço

Aos 68 anos recém completados, a Fonte Luminosa de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 2 de agosto de 1953 pelo prefeito José Pizarro, ganhou um presente: foi revitalizada por parceria entre a Paróquia Senhor Bom Jesus e a Prefeitura de Monte Alto.

“Acolhemos com entusiasmo o pedido de parceria da Paróquia, uma vez que a Fonte está no ponto central da cidade na recepção de turistas e visitantes. Agradeço ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Martinho e equipe, que não mediram esforços para que atendêssemos a proposta”, comentou Renan Petrasso, diretor de Turismo.

A iniciativa de propor a revitalização foi dos fiéis da Paróquia Senhor Bom Jesus que iniciaram, em 31 de maio de 2020, em vista das restrições da pandemia, um momento de oração na Fonte Luminosa, data festiva para a Igreja Católica que celebra a visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, mas sobretudo para pedir a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, pela cura da pandemia da Covid-19.

Atendendo ao pedido e em contato com o Executivo, o pároco Pe. Luiz Gustavo Scombatti assumiu, pela Paróquia Senhor Bom Jesus, o compromisso de realizar um mutirão de limpeza, pintura, paisagismo interno e iluminação. Além disto, a conservação da benfeitoria paisagística ficou por responsabilidade da paróquia.

“A parceria ressalta o sentido de pertencimento que devemos ter com as coisas que nos são dadas, de despertar o quanto cada um é importante na vivência da partilha, de viver a comunhão e a unidade. Estes são sinais que o mundo precisa e são desprezados. Como Igreja, queremos resgatar a importância de cada momento que possa nos conduzir ao encontro das pessoas. A fonte é sinal de amor, comunhão e fé”, comentou o religioso.

Prefeitura

A Prefeitura ficou responsável pela manutenção das bombas, conserto dos vazamentos internos, regularização da parte elétrica e tratamento da água, além do paisagismo externo da fonte, que foi rodeada por primaveras.

“A Fonte é um cartão postal de nossa cidade; ver como está mais bonita e com vida nos inspira a continuar a árdua missão de resgatar estes espaços públicos e fazer com que a população volte a frequentá-los com suas famílias. Ainda precisamos investir mais, mas aos poucos e com a ajuda da sociedade vamos conseguir”, destacou a prefeita Maria Helena Rettondini.

O grupo de oração no entorno da Fonte Luminosa se reúne aos domingos, às 9 horas, deixando o convite a todos os montealtenses que queiram participar.