Prefeitura de Monte Alto adquire dois novos respiradores

Um dos aparelhos foi entregue nesta segunda-feira e já está disponível no Pronto Socorro Municipal.

A Prefeitura de Monte Alto, nas últimas semanas, busca oportunidades de comprar novos ventiladores de ar médicos, conhecidos como respiradores, para equipar os hospitais do município.

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, na quarta-feira, 8 de abril, a aquisição de dois equipamentos, sendo que um já foi entregue na manhã de segunda-feira, dia 13 de abril.

A compra pode ser realizada graças ao empenho das profissionais de saúde em buscar os aparelhos, em um momento onde todos os municípios se mobilizam e há falta deles no mercado. O ventilador custou ao município R$ 36 mil, pagos com valor repassado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, recurso previsto em medidas provisórias contra a pandemia de Covid-19.

Os respiradores são equipamentos médicos que ajudam as pessoas a respirar quando o sistema respiratório apresenta dificuldades de funcionar plenamente, como acontece com as pessoas que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. O que esses aparelhos fazem é levar o ar por um tubo na traqueia dos pacientes para os pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

O mundo hoje enfrenta a falta dos respiradores. Em todo Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, são apenas 43.733 respiradores à disposição de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que atende cerca de 150 milhões de pessoas, 80% da população brasileira.

Monte Alto passará a contar com 29 aparelhos respiradores, sendo que 22 estão instalados na Santa Casa de Misericórdia, 2 no Hospital Unimed, 3 no Pronto Socorro Municipal (incluindo o recém-chegado), um do tipo móvel na UBS Dr. Roberto da Rocha Leão (que atende pacientes com queixas respiratórios) e um aparelho adquirido que deve chegar nos próximos dias.

A secretária de Saúde, Sueli Melo e o coordenador do Pronto Socorro Municipal, Wagner de Grandi apresentam o novo respirador.