Prefeitura e ACIMA debatem segurança pública e monitoramento por câmeras

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto – ACIMA, recebeu, na manhã de terça-feira (23), membros do Poder Executivo para reunião que tratou da doação de câmeras de monitoramento pela entidade, beneficiando os trabalhos da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Participaram da reunião o prefeito João Paulo Rodrigues; o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo”; o secretário de Segurança Pública, João Pereira; o diretor de Inteligência e Monitoramento, Mário Augusto dos Reis; o comandante da Guarda Civil Municipal, Antônio Mauro Miranda; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani.

O presidente da ACIMA, Ednilson Donisete Fenerich, iniciou a reunião explicando que é a quinta vez que a entidade investe na segurança do município, pensando no comerciante e associado.

O prefeito João Paulo Rodrigues agradeceu mais esta parceria com a associação, sempre presente nos avanços de Monte Alto, e explicou como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, há aproximadamente três meses, vai ao encontro da necessidade do município avançar em questões relacionadas à segurança da população. “Hoje a população tem mais sensação de segurança, com os novos pontos videomonitorados e com a transparência dos trabalhos da Guarda Civil Municipal.

Entre os assuntos discutidos no encontro, levantados pela diretoria da ACIMA, estavam a divisão de responsabilidade não apenas na instalação, mas na manutenção e realização dos trabalhos diários envolvendo as câmeras.

As câmeras sugeridas por Rafael Pastre alcançam uma área muito maior, em resolução 1080p e software atualizado. “Este modelo de câmera é a última versão lançada, permitindo o uso pelo mouse, não mais joystick. Isso representa mais agilidade no controle da imagem e menos desgaste de equipamento. Ela é usada em São Paulo, como no videomonitoramento da Arena Corinthians, o Itaquerão”, explicou. Rafael já fez parte do quadro de colaboradores da Prefeitura de Monte Alto, no início dos trabalhos que prepararam o cenário para aquisição de novas câmeras, quando o cabeamento de fibra óptica foi reconstruído pelo Poder Executivo.

O diretor de Inteligência e Monitoramento, Mário Augusto dos Reis, deu mais detalhes sobre o equipamento aos presentes, explicando que as câmeras possuem prevenção contra descargas elétricas, prevenindo contra raios ou picos de energia, comuns na região central. “Os discos de armazenamento adquiridos permitem até 5 meses de gravação constante, ultrapassando com tranquilidade os 30 dias que são considerados ideais. Isso permite que qualquer comerciante ou munícipe lesado possa solicitar a gravação à secretaria”, enfatizou.

A intenção da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto é adquirir cinco novas câmeras para colaborar com o videomonitoramento da região central. Com isso, seriam já seis câmeras em funcionamento, além das já operantes no Cemitério Municipal. “No sábado, devido a estes equipamentos, já autuamos três indivíduos no local”, contou o comandante da GCM, Antônio Miranda.

A Avenida Antônio Inforçatti também já está adequada para a instalação de câmeras prevenindo, segundo o secretário João Pereira, inclusive o tráfico de drogas. Segundo o prefeito João Paulo, a Prefeitura deve adquirir uma câmera para o local, colocada de forma estratégica para cobrir a maior área possível da avenida.

“Este é um problema não apenas dos comerciantes, mas de toda população. A partir do início desta avenida, contamos com quase 11 mil moradores. Não podemos deixar estas pessoas descobertas”, explicou o prefeito. A intenção é trabalhar nestas instalações gradativamente, fazendo uso de tecnologia. Exemplo disso é o Programa Detecta, apresentado em São Paulo na última semana, que permite o reconhecimento das placas do veículo, apresentando todas as suas informações. “Estes investimentos são altos e devem ser constantes, nosso objetivo é preparar um caminho adequado para todos os próximos gestores municipais’.

O vice-prefeito José Cláudio Inforçatti “Bicudo” encerrou a reunião falando das mudanças presentes na área de segurança, com guardas civis mais motivados e com a chegada de novo efetivo nos próximos dias, com o Concurso Público em andamento. “Novos parceiros devem vir, à medida que os resultados surjam”, encerrou.