Prefeitura e Câmara debatem coleta de lixo com empresa

Foram expostos os problemas recentes, com sugestões e cobranças; plano de contingência será exposto amanhã, na Câmara

Os primeiros dias de gestão da prefeita Maria Helena Rettondini e do vice Dr. Joaquim também foram de problemas imediatos a serem resolvidos. Em foco, o mato alto e, sobretudo, a questão do recolhimento de lixo.

Antes mesmo das reclamações, que são justas, a Prefeitura estava cuidando do problema. A prefeita Maria Helena chegou a monitorar, por telefone, o trabalho da empresa que, ao atrasar os serviços, estendeu os horários até na madrugada, para tentar regularizar a coleta de lixo. “Liguei para o funcionário e fomos mapeando o serviço, que se estendeu por algumas noites e uma madrugada, a fim de que atendesse a população”, ressalta a prefeita.

O contato com a empresa Gêmeos Limpeza Urbana, com sede em Belo Horizonte, foi imediato. No dia seguinte, o gestor regional da empresa, Jeferson Souza, esteve no gabinete, junto aos secretários Juliano Martinho (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Fábio Nascibem (Agricultura e Meio Ambiente) e vereadores, em reunião conduzida pela prefeita Maria Helena. Foi passado à empresa o problema, com bairros que ficaram por até seis dias sem coleta. O derramamento de chorume e a ausência de uniforme e EPIs também foram cobrados.

Jeferson comentou os problemas: um funcionário que passou mal no momento da saída do serviço, quebra de caminhão e um pequeno acidente com um deles, que causou o vazamento de chorume.

Prefeita e vereadores cobraram mais rapidez na solução do problema e teceram críticas à contratação, que com dois caminhões e 4 coletores (2 por caminhão) mostra ser ineficiente para o município. Na terça, dia 4, na Rádio Cultura, o vereador Thiago Durigan já havia comentado sobre esse problema.

CONTINGÊNCIA – A empresa apresenta, amanhã, dia 7, na Câmara, um projeto de contingência para atender melhor a cidade em casos de problemas com caminhões ou trabalhadores. O pedido parte do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Martinho. Quanto à questão ambiental, Fábio Nascibem destacou as necessidades imediatas, como o derrame de chorume. O secretário da pasta ainda ressalta que fará vistorias mensais no local da saída do serviço de coleta de lixo, como consta no contrato, que vence em março e tem o valor de R$ 83,5 mil mensais para a coleta de lixo em Monte Alto, Aparecida de Monte Alto e Ibitirama.

Jeferson (empresa de lixo), com Juliano (Serviços), Carlos Rettondini, Fábio (Meio Ambiente) e vereador Paulo Carello, na abertura da reunião sobre lixo
Maria Helena conduz reunião com vereadores Bicudo, Thiago Durigan, Jéferson (empresa de lixo), Marcos Manzotti e Paulo Carello