Prefeitura e instituições debatem regressão à Fase Laranja

Mais uma vez, bares foram os grandes prejudicados; tolerância zero do MP e expectativa de vacina foram discutidos

Em duas reuniões na sexta-feira, 15, reunindo representantes do Campestre Clube (presidente Fabrício Nogales) e, depois, ACIMA (presidente Pedro Perdonatti e diretor Samuel Maria), equipes da Vigilância Sanitária e do Desenvolvimento Econômico debateram a Fase Laranja com as instituições.

Mas essa Fase Laranja não será como a anterior: com a flexibilização, o comércio diurno segue o mesmo, com 8 horas de trabalho e ocupação máxima de 40% dos estabelecimentos.

Serviços essenciais (supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina) trabalham de acordo com seu horário de funcionamento por alvará

Noite – De novo, quem perde é quem trabalha a noite. Restaurantes e lanchonetes podem atender, com 40% do total, até 20h.

O comércio ambulante (trailers e afins), pode atender presencialmente até 20h atendimento – depois, apenas delivery, dentro do seu horário de atendimento de alvará

As Lojas de Conveniência podem vender das 6h às 20h, mas sem serviço de mesas.

Os bares (e a cadeia econômica envolvida na vida noturna), mais uma vez, foram atingidos em cheio: não podem realizar atendimento presencial.

Todo e qualquer evento particulares que promova aglomeração volta a ser proibido.

“O Governo do Estado foi claro. Dessa vez, cidades e população conhecem os protocolos e, para o Ministério Público, não será tolerada nenhuma exceção”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Felipe Nunes.

O Decreto Estadual passa a valer segunda-feira, dia 18.

Expectativa – Com a alta dos casos positivos, mais um óbito nessa sexta (15) e a alternância da ocupação dos leitos de UTI entre 50% e 70% nessa semana, a expectativa para a vacinação aumenta.

A Secretaria de Saúde está com quase todo procedimento pronto para receber a vacinação, com início previsto para 25 de janeiro, segundo o Governo do Estado.

A partir da semana que vem, a Prefeitura vai divulgar como e onde será realizada – faltará apenas a confirmação da data, pelo Estado.

A FASE LARANJA MUDOU:

(como foi a primeira fase Laranja e como será a atual)

Antes, de lojas fechadas a 20% de ocupação

Agora: 40% de ocupação na Laranja

Antes: de comércio fechado a lojas com 4 horas de funcionamento.

Agora: comércio com 8 horas de funcionamento (até 20h)

Antes: Restaurantes – apenas delivery

Agora: com40% de ocupação até 20h

O que permanece igual:

Serviços essenciais (supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina) – dentro do seu horário de funcionamento por alvará

Bares – somente delivery (dentro do horário do alvará)

Outros:

Comércio ambulante (trailers) – até 20h com atendimento presencial – depois, delivery dentro do seu horário de atendimento de alvará

Lojas de Conveniência – venda das 6h às 20h sem serviço de mesas.