Prefeitura e SEBRAE dão início à capacitação de empresas para o Turismo

Nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, o Anfiteatro Municipal recebeu a aula inaugural do Projeto Setor Segmento Turismo 2018, do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Alto. Trata-se de uma capacitação de empresas que vai se estender por todo o primeiro semestre de 2018, com atividades mensais nas áreas de planejamento, gestão financeira, marketing, processos operacionais e de recursos humanos.

A palestra de abertura foi do consultor Leonardo Persi, que falou das tendências e das oportunidades trazidas pela nova fase do Turismo monte-altense. “Temos um potencial muito grande de gerar mais renda e lucro para as empresas”, disse. “Só temos que nos organizar para receber esses novos consumidores”.

Entre todos os projetos do Sebrae da regional de Ribeirão Preto, Monte Alto é a cidade que mais aderiu ao projeto, com 30 empresas participantes. “Fizemos um trabalho minucioso de visitas a mais de 120 estabelecimentos para chegar a essa marca”, explica o Diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing da Prefeitura, Rogério Menani.

Segundo o diretor, o Turismo em Monte Alto já é uma realidade. “Temos os romeiros da Virgem Montesina e da Menina Izildinha, temos o selo de Município de Interesse Turístico, as obras do MIT e as empresas que já oferecem pacotes de turismo receptivo para ciclistas e para o turismo de aventura”, afirma. “Agora é hora de pensarmos em ações práticas, voltadas para o resultado financeiro das empresas e das pessoas”, complementa.

O prefeito João Paulo Rodrigues, presente na ocasião, lembrou o árduo trabalho para que chegar esse condição de Município de Interesse Turístico. “Desde o governo anterior, da ex-prefeita Silvia Meira, temos nos esforçado para fazer a lição de casa e entregar todos os projetos e estudos exigidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo”, lembrou João Paulo. “E o resultado é este: uma nova fonte de renda e emprego para nossa cidade.

Todas as atividades deste Projeto Setor Segmento Turismo 2018 receberão acompanhamento do Sebrae SP para mensuração de resultados obtidos e os participantes receberão capacitação exclusiva para seu segmento. Estão participando hotéis, restaurantes, sorveterias, lojas, indústrias alimentícias e agências de turismo, entre outros setores.

No total, serão oferecidas 36 horas de atendimentos coletivos, com palestras e treinamentos específicos, e 7 horas de atendimentos individuais, com foco nas questões e problemas de cada empresa.